A Última Lua de Homem Grande

1445 views

A vida de Amílcar Cabral num livro finalista da edição do ano passado do Prémio LeYa

A Última Lua de Homem Grande, de Mário Lúcio Sousa é um romance notável e chega esta semana às livrarias.

A sessão de lançamento em Lisboa de A Última Lua de Homem Grande decorrerá no dia 17 de maio, às 18h30, no Centro Cultural de Cabo Verde. O livro será apresentado por Clara Seabra, José Luís Hopffer Almada e Julião Soares Sousa.

O livro tem ainda apresentações em Cabo Verde. A primeira teve lugar no dia 7 maio na Biblioteca Municipal do Tarrafal e a segunda decorrerá hoje no Hotel Praia Mar na Cidade da Praia.

Sobre o livro
Com uma vida cheia, mas apenas 49 anos e tanto por fazer, Amílcar Cabral regressa a casa certa noite para encontrar a morte à sua espera. Sem poder fugir aos tiros, cai junto do automóvel e, observando a Lua Cheia, reconstitui, em prodigiosas regressões e bastas reminiscências, todos os passos da sua vida pública e privada para compreender quem o terá assassinado e porquê, desvendando afinal a si mesmo o mistério que permanece até hoje.
Usando a terceira pessoa num original e inusitado monólogo, aquele a quem os seus chamavam «Homem Grande» revisita a infância, a relação com a mãe, a vida de estudante, os amores, as traições, o sonho da independência para as suas duas pátrias – Guiné e Cabo Verde – e põe a nu o absurdo de uma guerra, os meandros dos interesses internacionais e os desmandos do poder em África.
Finalista do Prémio LeYa em 2021, A Última Lua de Homem Grande é um romance notável com impacto mundial, que envolve a um tempo líderes de mais de vinte países – do Papa às grandes figuras do século XX – e homens e mulheres comuns, quantas vezes anónimos, de todo o mundo.

«Chamava-se Amílcar Cabral e foi escolhido recentemente por historiadores de todo o mundo como um dos vinte maiores líderes da História da Humanidade»

Sobre o autor
Mário Lúcio Sousa nasceu no Tarrafal, ilha de Santiago, Cabo Verde, em 21 de outubro de 1964. Licenciado em Direito pela Universidade de Havana, foi deputado ao Parlamento Cabo-Verdiano e embaixador cultural do seu país antes de se tornar, em 2011, Ministro da Cultura de Cabo Verde. Condecorado com a Ordem do Vulcão, ao lado de Cesária Évora, foi o artista mais jovem de sempre a receber tal distinção do Presidente da República do seu país. Além do presente romance, é autor de: Nascimento de Um Mundo (poesia, 1990); Sob os Signos da Luz (poesia, 1992); Para Nunca Mais Falarmos de Amor (poesia, 1999); Os Trinta Dias do Homem mais Pobre do Mundo (ficção, 2000), prémio do Fundo Bibliográfico da Língua Portuguesa; Vidas Paralelas (ficção, 2003); Saloon (teatro, 2004); Teatro (colectânea, 2008); O Novíssimo Testamento (romance, 2010), Prémio Literário Carlos de
Oliveira; Biografia do Língua (romance, 2015), Prémio Literário Miguel Torga e Prémio do P.E.N. Clube para Narrativa; O Diabo Foi Meu Padeiro (2019); Manifesto a Crioulização (Pensamento, 2021).

Ficha do Livro
Título: A Última Lua de Homem Grande
Nº págs: 264
ISBN: 9789722075008
PVP C/ IVA: 12,90€

Fonte LeYa

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar