FESTIVAL MENTAL ANUNCIA PROGRAMAÇÃO PARA A SUA 8.ª EDIÇÃO

286 views

Na 8.ª edição do festival, o MENTAL volta a Lisboa com uma programação reforçada e que decorre ao longo de 15 dias na cidade, com sessões de cinema, debates, apresentações de livros, painéis de conversa e muitas outras atividades dentro e fora de portas de 10 a 25 de maio.

Em 2024 o MENTAL tem como principal objetivo com a sua programação dar continuidade e reforçar a necessidade de falar sobre saúde e doença mental no espaço público. Depois de vários anos em que o assunto era vastamente discutido graças aos efeitos psicológicos nocivos de uma pandemia, o festival propõe-se a não deixar o discurso voltar à escuridão agora que o estado de alerta acabou. É por isso mesmo que neste ano o evento propõe refletir sobre temas como Saúde Mental na Comunicação Social, na Burocracia do nosso dia-a-dia e também no mundo da Música.

 

A programação completa é agora conhecida e pode ser consultada através do site oficial (mental.pt), sendo que o arranque é feito no Espaço Atmosfera m a 10 de maio com a apresentação do livro “O Jogo do Veneno”, de Ricardo Belo de Morais.

A partir de 16 de maio e até dia 19, o MENTAL ocupa o Cinema São Jorge com sessões de M-Cinema: Mostra Internacional de Curtas e Médias-Metragens, M-Debates, M-Talks, Mental Jovem e Mental Sénior, entre outras atividades.

No primeiro dia do MENTAL no Cinema São Jorge, quinta-feira 16 de maio, a programação começa com uma sessão de curtas-metragens do Mental Jovem e sessão de Q&A com Maria João Barros (psicóloga clínica e júri do Festival Mental) e Francisco Costa (júri e curador do Festival Mental). Há a exibição do documentário argentino “Un bolso lleno de carteras” (2021) e finalmente o M-Debate, que este ano se centra em temas como Ghosting e Dating e conta com um painel muito diversificado de pessoas como Paulo Bastos (jornalista), Rita Sepúlveda (investigadora), Tânia Graça (psicóloga e sexóloga) e Vanessa Damásio (psicóloga).

A 17 de maio o dia começa com mais uma sessão Mental Jovem, desta vez com a encenação do Teatro terapêutico da Unidade W+ da Scml. Há a primeira sessão do M-Cinema: Mostra Internacional de Curtas e Médias-Metragens – os filmes de cada sessão podem ser consultados no site – e a primeira M-Talk da 8.ª edição do festival. “Saúde Mental e Burocracia” é o tema que conduz esta M-Talk moderada por Henda Vieira-Lopes (psicólogo da AfroPsi) e conta com a participação de Isabel Passarinho (Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental), Ana Rocha (realizadora do filme “Listen”, argumentista, artista plástica e atriz) e Liliana Dias (psicóloga). O filme temático desta M-Talk e que será visionado após a conversa é o “Listen” (2020) de Ana Rocha.

No sábado, dia 18 de maio, o dia começa cedo no Cinema São Jorge com um debate promovido pela plataforma Gerador, “Abuso sexual e moral no ensino superior” é o tema. Há uma sessão do Mental Sénior e do M-Cinema. A M-Talk deste dia é a focada na saúde mental no mundo da música, com moderação de Lia Pereira (jornalista da BLITZ/Expresso) e com participações de Ana Franganito (musicoterapeuta do Hospital Júlio de Matos), Cheila Rocha (psicóloga da AfroPsi), Sara Bahia (Ordem dos Psicólogos) e Maria Picas (compositora e letrista). O filme temático a acompanhar a M-Talk dedicada à música é o “Tár” (2022), de Todd Field.

No último dia de programação no Cinema São Jorge, a 19 de maio, o dia arranca com um workshop Dança Movimento Terapia (DMT) e avança com um concerto dos The Ziguais, banda que foi fundada em 2002 pela APPDA LISBOA, uma associação que apoia pessoas com autismo e suas famílias. O M-Cinema tem a sua última sessão desta edição do MENTAL e a M-Talk do dia fala-nos sobre saúde mental no mundo da comunicação social. Moderada por Florbela Godinho (jornalista da RTP), a conversa conta com participações de Andresa Oliveira (psicóloga clínica da Ordem dos Psicólogos), Vítor Cotovio (psiquiatra, membro do Conselho Nacional de Saúde Mental), Filipe Pereira (diretor da Carma) e Ana Vaz (psicóloga da AfroPsi). O filme temático deste dia é o “O Repórter da Noite” (2022), de Dan Gilroy.

Ainda nesta 8.ª edição a programação ao ar livre volta, com o Mental Natura, um workshop chamado de “Emocino-NADA! Vamos explorar emoções?” que acontece no dia 25 de maio no Parque da Quinta das Conchas no Lumiar (Lisboa) e com o pedalar sem idade, no mesmo sítio.

MENTAL conheceu em sete anos um impacto extraordinário a nível de participantes e públicos, consolidando-se num dos principais festivais do calendário cultural da cidade de Lisboa e do Cinema São Jorge.

 

Sobre o MENTAL:
Mental – Festival da Saúde Mental, é uma produção da Safe Space Portugal, uma associação sem fins lucrativos, que nasceu em 2017 para combater a iliteracia sobre a saúde mental. Conta com a co-produção da Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental.

A plataforma escolhida é a cultura no seu sentido mais lato e as artes em particular, veículos extraordinários para o combate ao estigma, vergonha e falta de informação pública e geral.

Com foco na programação, exposição e discussão, o MENTAL conheceu em seis edições, sempre presenciais, um grande impacto a nível de participantes e públicos que assistiram a mostras de cinema internacional, M-Talks (debates públicos) sobre os temas abordados e correspondentes longas metragens, M-Debate sobre Saúde Digital, Teatro, Dança, música com o My Story My Song e edição literária com chancela própria que conta já com quatro títulos originais.

MENTAL tem um interesse de saúde pública único e a escolha de ambientes e espaços seguros e comuns, como cinemas, auditórios e salas de exposições, convida à promoção, à partilha de experiências e à comunicação de ideias, ao mesmo tempo que se combate o estigma, preconceito e isolamento.

O MENTAL integra a board direction da rede internacional Nefele Network e conta com inúmeras parcerias com festivais europeus congéneres.

 

Fonte: ricardorodrigues.press

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar