500 anos do nascimento de Camões

404 views

Até 12 de julho

Sendo 2024 o ano do quinto Centenário do nascimento de Camões, o Arquivo Nacional Torre do Tombo promove uma mostra documental para comemorar aquele que é o expoente máximo da história da literatura e da língua portuguesa.

Nesta mostra apresentam-se diversos documentos à guarda da Torre do Tombo, onde se incluem o seu retrato “Fidelíssimo”, aquele que se julga ser o retrato mais fiel do poeta, mandado fazer pelo Conde de Vimioso, provavelmente entre 1580 e 1582.

Está também presente o volume manuscrito de Os Lusíadas de Luís Vaz de Camões comentados por Manuel Pires de Almeida, autor que foi, a par com Manuel de Faria e Sousa, um dos mais importantes críticos camonianos da primeira metade do século XVII.

É ainda possível mostrar o nobiliário Severins e farias: notícias de sua descendência e das famílias com que se aparentam, de Manuel Severim de Faria, com “numerosos desenhos heráldicos e de cabeções desenhados à pena e atribuíveis a Gaspar Severim de Faria”, onde se pode observar a genealogia relativa a Camões.

A estes juntam-se outros documentos iconográficos referentes a Camões e apresentam-se documentos à guarda da Torre do Tombo.

 

Fonte: AgendaLx

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar