TANTURA ENTRA NA PRIMAVERA COM NOVIDADES

369 views

É em pleno Bairro Alto que se encontra o Tantura, o ponto de encontro do Mediterrâneo em Lisboa, que se encontram as receitas mais tradicionais da cozinha israelita, feitas com o rigor de um restaurante contemporâneo. Um espaço com mobiliário desconcertado (e desconcertante), que parece saído da feira da ladra, e uma cozinha aberta, com um forno a lenha a um canto, e tachos de ferro pendurados na parede.

Neste projeto acredita-se que a maior parte do conhecimento vem da partilha, e este espaço convida também a isso, num ambiente despretensioso e acolhedor. E é por isso mesmo que ali se olha para a chegada da primavera com um renovado entusiasmo, sentimento que se propaga ao menu.

A cozinha israelita, que procuram aqui honrar, cruza influências do Norte de África, Médio Oriente e Sul da Europa, servindo os tesouros dos seus portos seguros da infância. Note-se que a busca por receitas antigas de comida caseira e a sua perfeita interpretação para os tempos modernos se tornou também na sua luta. Foi assim que chegaram a esta preciosa coleção de receitas, muitas dela escondidas durante anos nas velhas cozinhas da família dos proprietários Itamar Eliyahu e Elad Budenshtiin. “Tivemos a sorte de lhes poder tirar o pó e trazê-las connosco, e dar-lhes uma nova casa, em Lisboa.”, explica Elad Budenshtiin, chef e proprietário do Tantura.

“Notámos que a maioria das cozinhas do Médio Oriente em Lisboa eram libanesas, e sentimos que havia espaço para um restaurante de diferentes gastronomias do mundo, que representasse o Médio Oriente de uma forma mais abrangente. A comida Israelita, que engloba em si mesma várias influências, é simples, reconfortante e acima de tudo saborosa.”acrescenta Elad Budenshtiin.

Novo menu e Brunch

A mudança no tempo traz consigo algumas alterações na carta do restaurante, com maior aposta nas frutas e produtos sazonais, bem como em receitas mais leves e frescas. O conceito aqui é de partilha, muitas vezes feita com as próprias mãos, com a mesa como pano de fundo.

Neste menu encontram-se várias especialidades, desde uma série de diferentes pitas (pão caseiro feito em forno de lenha), a burekas (massa cozida dos Balcãs), tabbouleh (prato vegetariano), húmus (pasta de grão), shakshuka (ovos escalfados num molho de tomate, pimentos e cebola) ou falafel (comida tradicional do Médio Oriente).

O Brunch, disponível aos fins-de-semana, é outra forma de descobrir a grande diversidade desta gastronomia. Este menu mediterrânico apresenta vários pratos típicos, nomeadamente, os mazzets, ou spreads, como o labanea (feito com iogurte e alho), baba ganoush (à base de beringela), húmus ou matbucha (salada quente com tomate, pimento e várias especiarias cozidos lentamente, durante várias horas), entre muitos outros, que podem ser combinados com diferentes tipos de pão (de iogurte e azeitona ou beterraba e tomilho, por exemplo). Estão também disponíveis saladas inspiradas em diferentes culturas, como Israel, Líbano e Síria, o guloso Malawach (pão folhado e amanteigado cozinhado na frigideira) típico das manhãs, bem como sugestões de conforto à base de ovos ou com notas mais doces, com a combinação do chef que engloba três sobremesas. Estas sugestões podem ser degustadas entre as 12:00 e 15:30 com bebidas quentes ou frias, desde chás a sumos, ou até mesmo cocktails.

 

Sobre o Tantura

Tantura é uma vila de pescadores situada no coração de um litoral que no passado foi considerado o porto central do Médio Oriente. Foi precisamente daí que Itamar Eliyahu, proprietário do restaurante, e o chef Elad Budenshtiin (também proprietário), partiram para Lisboa, cidade que rapidamente adotaram como sua. Dizem que foi amor à primeira vista, e esse amor depressa ficou entrelaçado noutra paixão antiga que ambos carregavam, o amor pela cozinha.

Um amor que começou há algum tempo nas pequenas cozinhas das suas avós, naqueles portos seguros da infância, sempre cheios de lembranças de outras margens – do Iraque, Tunísia, Roménia e Polónia. 

INFORMAÇÕES
Morada
Rua do Trombeta 1D, Bairro Alto
1200-471, Lisboa
 
Horários
De terça-feira a domingo, 18h00 – 00h00

 

Brunch
Sábado e Domingo, 12h00 – 15h30
 
Reservas
21 809 6035 reservation@tantura,pt

 

Online

https://tantura.pt/pt

Fonte: Chefsagency

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar