Artigo

Mesa de Lemos reforça a sua Estrela Michelin

O restaurante Mesa de Lemos, na Quinta de Lemos, em Passos de Silgueiros (Viseu), renova uma vez mais a Estrela Michelin conquistada em 2019, na Gala das Estrelas Michelin 2022 que decorreu esta noite em Valência, no Auditório do Palácio de las Artes Reina Sofia. O trabalho do chef Diogo Rocha e do Grupo Celso de Lemos como um todo são uma vez mais recompensados pelo elevado padrão de qualidade da oferta gastronómica apresentada ao longo do ano de 2021.

A proposta gastronómica de Diogo Rocha permanece muito assente na qualidade dos produtos da terra e na representação de Portugal na ementa do Mesa de Lemos. Muito mais do que uma vitória individual, esta Estrela Michelin é também do Dão, de Viseu (região de que Diogo Rocha é embaixador) – e de Portugal. Esta distinção continua a ser muito relevante para a descentralização da oferta gastronómica do país, assim como para o posicionamento da região e valorização dos produtores locais.

É com muita alegria que vejo mais um ano de trabalho ser valorizado pelo Guia Michelin, o que me dá, a mim e a toda a minha equipa, motivação para fazer mais e melhor. Sinto que estamos a consolidar o nosso trabalho ano após ano, reforçando a nossa linha de sempre de trabalhar os produtos de época, em estreita ligação com o que a natureza nos dá”, afirma Diogo Rocha. “Mantenho um agradecimento muito especial a Celso de Lemos, proprietário do Grupo Celso de Lemos, que teve na sua origem a Habidecor – juntando a Abyss, Quinta de Lemos e mais tarde o Mesa de Lemos -, homem de visão que acreditou em mim desde a primeira hora e que foi providencial neste objectivo de colocar Viseu no mapa gastronómico do paísFelicito também os outros chefs portugueses que foram distinguidos pelo Guia Michelin, assim como toda a selecção ibérica premiada.”

Desde abril de 2014, altura em que o Mesa de Lemos abriu ao público, Diogo Rocha preocupou-se sempre em mostrar os melhores ingredientes das várias regiões de Portugal – dos Açores ao Dão, do Algarve a Sesimbra -, proporcionando ao comensal uma viagem pelos sabores mais genuínos. Além de muita criatividade, muita qualidade e muito respeito pelos produtos, há elementos constantes à mesa do Mesa de Lemos: os vinhos da Quinta de Lemos, o azeite Quinta de Lemos e a sua horta, e os atoalhados da Abyss & Habidecor, a empresa têxtil de luxo que tornou a existência da Quinta de Lemos possível.

Na verdade, há outras duas constantes, igualmente importantes: a envolvente do Mesa de Lemos – as vinhas que se avistam dos largos janelões do restaurante e as pedras graníticas que integram a estrutura do restaurante; e as linhas do Edifício de Lemos, desenhado pelo arquitecto Carvalho de Araújo e nomeado, em 2014, para a “short list” dos prémios internacionais do ArchDaily, um dos mais prestigiados sites de arquitectura do mundo. As grandes janelas que acompanham as linhas rectilíneas do Edifício de Lemos e inundam de luz o espaço são um reflexo fiel do que ali se serve: sofisticação, qualidade, beleza.

O restaurante Mesa de Lemos conquistou vários prémios desde que abriu. Venceu o prémio Revelação do Ano na edição de 2015 dos prémios do Guia Boa Cama Boa Mesa do Expresso, na categoria Boa Mesa, e de 2016 a 2021, foi distinguido todos os anos com o prémio Garfo de Ouro pelo mesmo guia. Em Fevereiro de 2017, o Mesa de Lemos foi considerado ainda o Restaurante do Ano pela Revista de Vinhos. Em 2019, finalmente, conquista a sua primeira Estrela do Guia Michelin, que renovou em 2020 e 2021.

Sobre o Chef Diogo Rocha

Diogo Rocha começou a trabalhar na área da cozinha profissional cedo. Estudou no Curso de Cozinha e Pastelaria de Coimbra, licenciou-se em Produção Alimentar e Restauração e tornou-se mestre em Sustentabilidade de Turismo na ESHT do Estoril, tendo-se especializado em produtos da Serra da Estrela. Passou por projetos como Encontrus (catering), restaurante Terreiro do Paço, Villa Joya e Valle Flor, como estagiário. Em 2008, entrou para o Dão Sul, onde assume a chefia executiva de todo o grupo com três espaços de restauração: Quinta de Cabriz, Quinta do Encontro e Paço dos Cunhas de Santar. Desde 2009 faz parte do corpo docente da Escola Superior de Turismo de Seia, onde leciona a cadeira de Gastronomia.

Em julho de 2013, entra no universo do grupo de Celso de Lemos, vindo a abrir o Mesa de Lemos como Chef executivo em abril do ano seguinte. A natureza e a preservação do estado mais puro dos produtos são as premissas que garantem a alta qualidade dos produtos, na linha daquilo em que o chef acredita. Muitos dos ingredientes utilizados no restaurante Mesa de Lemos são produzidos na propriedade e todo o conceito apela à seleção de produtos de elevada qualidade.
Em 2015, Diogo Rocha assumiu o papel de embaixador da marca de bacalhau Lugrade. Em Dezembro de 2016, publica o primeiro livro, “Hoje Diogo Rocha”, em que demonstra o carinho pela sua região e o amor que tem aos produtos portugueses. Assumiu ainda a coragem de editar o livro em inglês – “Today Diogo Rocha”. Este foi premiado com o primeiro “1º Prémio Fotografia” para livros sobre gastronomia no concurso organizado pela Portugal CookBook Fair.

Em Novembro de 2019 publica o seu segundo livro “Queijaria do Chef”, que a acrescentar às características, método de produção, sugestões de petisco e harmonização com vinho, possui mais de 50 receitas de como usar os melhores queijos portugueses. Arrisca novamente na edição do livro em inglês – “Chef´s Dairy”. Em 2021, publica um novo livro dedicado ao bacalhau, “Mãe, hoje é Bacalhau à Chef Diogo Rocha”.

A partir de 2017, é nomeado embaixador oficial de Viseu, pertencendo-lhe a promoção e apoio na área da gastronomia da cidade e região com presenças na FITUR, BTL e outros eventos, como o “Viseu Estrela à Mesa”, em que assume o papel de curador. Continua envolvido em diversos projetos na região do Dão e a nível nacional.

Em 2019, conquista a primeira estrela Michelin para o Mesa de Lemos, o único espaço gastronómico da zona centro do país a ter esta distinção, que renova em 2020 e 2021.

 

Morada do restaurante e contacto para reserva:

Quinta de Lemos, Passos de Silgueiros, 3500-541 Silgueiros, Viseu

Horário: quarta e quinta das 19h às 22.30h, sexta e sábado das 12h às 15h e das 19h às 22.30h, e domingos das 12h às 15h.

Telefone: 961 158 503

 

Fonte: chefsagency.net

7563 views
cool good eh love2 cute confused notgood numb disgusting fail

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar