James Newitt – Haven

278 views

James Newitt apresenta em Haven uma reformulação crítica e poética da história de uma pequena micronação não reconhecida constituída por um forte naval abandonado da Segunda Guerra Mundial no Mar do Norte. Esta encontra-se ocupada desde a década de 1960 por uma família britânica, que reivindica aquele território artificial como estado soberano e independente.

Originalmente, com a intenção de utilizar a plataforma para transmissões de rádio pirata no início da década de 2000, a família colaborou com dois ciberlibertários para estabelecer o primeiro paraíso de dados do mundo – aquilo que descreveram como “internet pirata”.

O paraíso de dados prometia ser um refúgio para dados não regulados – o único lugar verdadeiramente seguro no mundo para guardar informação.

Haven explora a torre como local paradoxal na medida em que esta promove a soberania e a autonomia e é, simultaneamente, inacessível, exposta às intempéries e controlada por uma unidade familiar fechada e isolada.

Terça a domingo, das 10h às 13h/14h às 18h

Visitas guiadas por marcação: mediacao@galeriasmunicipais.pt

Ficha técnica:

Curadoria Mattia Tosti

artes
22 junho a 17 setembro 2023
vários horários
Galeria da Boavista
Fotografia:James Newitt, Haven (still), 2023Cortesia do artista
Fonte: AgendaLx

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar