Concertos Gratuitos no Museu do Oriente

120 views

O Museu do Oriente assinala 16 anos de portas abertas e, para celebrar, acolhe, no seu auditório, três concertos gratuitos de sonoridades distintas. No dia 8 de Maio, os TAC apresentam a sua irreverência jazzística, no dia 11 é a vez dos solistas da Metropolitana revisitarem obras de Claude Debussy e Gabriel Fauré e, no dia 13 de Maio, o pianista Pedro Borges apresentará um repertório de obras de importantes compositores, destacando Fantasia Baética, de Manuel de Falla.

O grupo TAC, composto por três músicos de gerações diferentes – André Carvalho, Bernardo Tinoco e Diogo Alexandre -que se uniram para criar e apresentar uma visão ousada de fusão musical e experimentação sonora, caracteriza-se pela irreverência e busca incessante por novas formas de expressão artística, transcendendo os limites convencionais do jazz e da música improvisada. Com uma essência musical que reside na intersecção entre o tradicional e o contemporâneo, o acústico e o electrónico, no dia 8 de Maio apresentam um um repertório improvisado, passando pelo seu álbum de estreia, Monte dos Marmeleiros e pela canção tradicional alentejana, A Flor de Laranjeira.

O espectáculo da Metropolitana, que tem lugar no dia 11 de Maio, é protagonizado por Carlos Damas no violino, Jian Hong no violoncelo e Anna Tomasik no piano, e irá percorrer obras de dois compositores notáveis na Música de Câmara: Claude Debussy e Gabriel Fauré. Os músicos irão interpretar temas como, Elegia, para violoncelo e piano (G. Fauré), Allegro, ma non troppo (G. Fauré), Andantino con moto allegro (C. Debussy) ou Scherzo – Intermezzo – Moderato con allegro (C. Debussy).

Pedro Borges será o protagonista do recital de dia 13 de Maio, trazendo ao auditório do Museu do Oriente obras de três importantes compositores da história da música ocidental. Será possível ouvir os Momentos Musicais de Franz Schubert, uma série de peças curtas que personifica a essência romântica do século XIX. Seguem-se Images, de Claude Debussy, uma obra que cria harmonias inovadoras, e, por fim, Fantasia Baética de Manuel de Falla. Esta última, de elevada dificuldade técnica e musical, que ecoa a alma apaixonada e os ritmos ardentes do flamenco e que marca o encontro entre tradição e modernidade na música do século XX.

Grupo TAC

Ciclo de Concertos Antena 2

8 Maio

Auditório

Horário: 19.00

Duração: 60 minutos

Público-alvo: M/6 anos

Gratuito, mediante levantamento de bilhete no próprio dia

Debussy & Fauré

Solistas da Metropolitana

11 Maio

Auditório

Horário: 17.00

Duração: 75 minutos, sem intervalo

Público-alvo: M/6 anos

Gratuito, mediante levantamento de bilhete no próprio dia

 

Pedro Borges, Piano

Ciclo de Concertos Antena 2

13 Maio

Auditório

Horário: 19.00

Duração: 60 minutos, sem intervalo

Público-alvo: M/6 anos

Gratuito, mediante levantamento de bilhete no próprio dia

Fonte: lpmcom.pt

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar