Quinta Vale D. Maria Vinha da Francisca renova distinção no Concurso de Vinhos de Portugal

165 views

O vinho Quinta Vale D. Maria Vinha da Francisca 2021 foi distinguido com a medalha de Grande Ouro pelo Concurso de Vinhos de Portugal 2024, renovando a premiação pela 4ª edição consecutiva.

A Vinha da Francisca, plantada em 2004, representa um símbolo da excelência vitivinícola do Douro, combinando um blend de cinco castas emblemáticas da região: Sousão, Touriga Franca, Touriga Nacional, Tinta Francisca e Rufete. Com 4,5 hectares localizados no coração da Quinta Vale D. Maria, esta vinha, predominantemente virada a Sul e Sudeste, produz uvas de qualidade excecional.

O ano de 2021 foi marcado por condições climáticas imprevisíveis no Douro. Após anos de calor intenso, este ano trouxe uma frescura bem-vinda ao ciclo vegetativo, culminando em uma vindima equilibrada. As chuvas de inverno foram suficientes para alimentar as reservas até o início do verão, porém, a falta de água em julho e agosto representou um desafio. No entanto, noites frescas e a ausência de calor extremo permitiram uma maturação equilibrada, e as chuvas inesperadas de setembro complementaram as necessidades hídricas. As vindimas, iniciadas em setembro e prolongadas até outubro, exigiram um acompanhamento meticuloso e uma decisão precisa no momento da colheita, resultando na excecional qualidade dos vinhos.

O processo de vinificação do Quinta Vale D. Maria Vinha da Francisca 2021 é marcado pela atenção ao detalhe. As uvas são colhidas manualmente, selecionadas cuidadosamente e desengaçadas antes de serem fermentadas em lagares de granito por 7 a 10 dias a temperaturas controladas. Após a fermentação, o vinho é transferido para barricas novas de carvalho francês, onde passa por fermentação maloláctica e matura por 20 meses antes da seleção final e engarrafamento.

Este vinho apresenta uma cor intensa e aromas frutados de frutas vermelhas escuras, como cereja preta e groselha negra, além de notas florais e de especiarias, como pimenta preta, que conferem complexidade e elegância à sua estrutura.

O Concurso de Vinhos de Portugal 2024 contou com mais de 1300 referências nacionais avaliadas por 132 especialistas do setor, tanto nacionais quanto internacionais. As medalhas de Grande Ouro e Ouro conferidas neste concurso garantem a presença dos vinhos em eventos internacionais de destaque, proporcionando uma oportunidade única para a promoção internacional dos produtores portugueses.

Para mais informações sobre o Quinta Vale D. Maria Vinha da Francisca 2021 e outros vinhos da Quinta Vale D. Maria, visite o website oficial em www.quintavaledmaria.pt.

Quinta Vale D. Maria Vinha da Francisca Tinto 2021 – 0,75 cl | PVPR: 90€

 

Sobre a Quinta Vale D. Maria:

Os vinhos Quinta Vale D. Maria refletem o caráter único do Douro, preservando a identidade das vinhas com grande diversidade de castas, orientações solares e idades. O respeito pela origem é preservado através de uma viticultura sustentável, com respeito pelo terroir em que se insere. O denominador comum ao portefólio da marca Quinta Vale D. Maria, que conta com vinhos DOC Douro e vinhos do Porto (Reserva, LBV, Vintage e Very Old Tawny Colheita Porto) é o cuidado e o detalhe com que são criados. Vinhos únicos, que contam uma história.

Fonte:aveleda.pt

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar