FeLiCidade – Festival da Língua e da Liberdade na Cidade

255 views
4 de maio a 5 de maio
Centro Cultural de Belém

Com o propósito de celebrar duas efemérides – os 50 anos da Revolução dos Cravos e o Dia Mundial da Língua Portuguesa -, FeLiCidade – Festival da Língua e da Liberdade na Cidade pretende afirmar-se como “uma celebração, um questionamento e uma festa da língua como casa”. FeLiCidade assenta no diálogo entre os países que utilizam a língua portuguesa, explorando as vertentes da literatura, da música, do cinema, e da cena.

Dezenas de falantes e ouvintes de todas as geografias ajudam a refletir sobre “uma relação de centenas de anos, a discutir a pluralidade de raízes e identidades, sem rasurar a complexidade, a violência e a exclusão da História”.

As aulas e glossários, celebram os 500 anos de Camões (Frederico Lourenço apresenta um estudo do autor, e José Luiz Tavares desafia-nos a conhecer o Camões Crioulo), os 100 anos de Alexandre O’Neill, os 100 anos do surgimento de Ricardo Reis (numa aula sobre o heterónimo de Pessoa e outra sobre o Ricardo Reis de Saramago). De referir ainda o curso A Felicidade e a Vida, por Gonçalo M. Tavares.

Várias conversas (marcadas pela quadrangulação Portugal, Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor), sessões de spoken word, leituras encenadas, performances, música e cinema (com apresentação de filmes em torno de nomes da literatura escrita em língua portuguesa) completam a programação.

As crianças não são esquecidas: para elas, o festival contempla sessões com contadores de histórias e oficinas. Um mercado e gastronomia, com produtos e comida de vários países, estará aberto entre o meio-dia e as 21h.

Programa integral aqui.

 

Fonte imagem: Baque Mulher

Fonte: AgendaLx

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar