O Mosteiro de Leça do Balio reabre portas, no sábado, 18 de maio, para comemorar o Dia Internacional dos Museus. Trata-se de uma oportunidade única para ver, em primeira mão, o resultado da obra de requalificação de Álvaro Siza, assim como o quadro “Descida da Cruz”, numa exposição inédita para o público.
A Fundação Livraria Lello (FLL) e a Museus e Monumentos de Portugal (MMP) formalizam, no dia 18 de maio, o protocolo que estabelece as regras de usufruição pública do quadro a “Descida da Cruz”, até 2026.
O memorando estabelece que a obra de Domingos Sequeira fica no Museu Nacional Soares dos Reis, no Porto, a partir do próximo mês de junho, e enfatiza o papel ativo da Fundação no enriquecimento cultural do território, iniciando este ano em junho com a exibição desta obra emblemática.
A cerimónia de assinatura entre a FLL e a MMP, que se realiza no próximo sábado, tem lugar no Mosteiro de Leça do Balio, local onde vai ser exibida, pela primeira vez ao público, a pintura do século XIX, uma obra-prima que, com esta iniciativa inédita, passa a ser de usufruição universal. A exposição não só destaca a beleza e a importância do quadro, como também sublinha o empenho da Fundação Livraria Lello com a democracia cultural.
Assinalamos, também, que o Mosteiro de Leça do Balio reabre as portas para uma iniciativa que permite redescobrir o património através da arquitetura. Pela primeira vez, após uma requalificação extensa pelo aclamado arquiteto Álvaro Siza, o edifício pode ser visitado, com o apoio de estudantes da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto e da Casa da Arquitectura.
Este é o momento perfeito para admirar a fusão entre a história e a modernidade, capturando a essência de um espaço com séculos de tradição. Uma oportunidade a não perder, de conexão com arte e a história!
Programa:
10h – 10h15 – Check-in
10h20 – 10h50 – Visita Guiada ao Mosteiro de Leça do Balio, Monumento Nacional desde 1910, por Joel Cleto e Rita Amaral, Gabinete Siza Vieira
10h50 – 11h00 – Apresentação da “Descida da Cruz” (junto à obra), António Ponte, Museu Nacional Soares dos Reis
11h – 11h10 – Descida a Norte, Rita Marques, Presidente da Fundação Livraria Lello
11h10 – 11h20 – Aos Museus, Cidadãos, Pedro Sobrado, Museus e Monumentos de Portugal
11h20 – 11h30 – Assinatura do Protocolo, que estabelece as condições de depósito da “Descida da Cruz”, entre a Fundação Livraria Lello e a Museus e Monumentos de Portugal
11h30 – 11h45 – Luísa Salgueiro, Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos
13h – 18h – Abertura ao Público com visitas guiadas ao Mosteiro de Leça do Balio pelos estudantes da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto e pela Casa da Arquitetura, com a apresentação da “Descida da Cruz”, junto à obra, pelo Museu Nacional Soares dos Reis.
Fonte: Fundação Livraria Lello