FESTIVAL DO VINHO DO DOURO SUPERIOR VOLTA A VILA NOVA DE FOZ CÔA DE 24 A 26 DE MAIO

157 views

O Festival do Vinho do Douro Superior volta a marcar presença em Vila Nova de Foz Côa, nos dias 24, 25 e 26 de maio. O evento, que se realiza no EXPOCÔA – Centro de Exposições, conta este ano com cerca de 100 expositores e um programa vasto que inclui o reconhecido ‘Concurso de Vinhos do Douro Superior’, provas comentadas de vinhos e azeites, um colóquio e mostras de produtos regionais do Douro, Trás os Montes e Beira Interior.

Durante dez anos, o Festival do Vinho do Douro Superior trabalhou afincadamente para afirmar e posicionar a identidade da região a nível nacional. Passada uma década, sentimos necessidade de dar o próximo passo e apoiar os produtores e o excelente trabalho que é feito no Douro Superior, através da internacionalização.” refere João Geirinhas, diretor de negócio da revista Grandes Escolhas. “Com isso em mente, este ano, pela primeira vez, teremos a presença de profissionais e importadores europeus com experiência na distribuição de vinhos portugueses em diferentes mercados, dando a conhecer ‘lá fora’ a excelência dos vinhos aqui produzidos”, conclui.

A abertura oficial da 11ª edição do Festival do Vinho do Douro Superior está marcada para as 18h00 de dia 24 de maio, sexta-feira, com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Foz Côa, João Paulo Sousa. Neste primeiro dia, os visitantes poderão assistir à prova comentada dos “Grandes brancos do Douro Superior”, por Luís Lopes, crítico e editor da revista Grandes Escolhas, e ainda ao espetáculo da fadista Sara Correia (22h00).

No sábado, dia 25, o destaque vai para o ‘Concurso de Vinhos do Douro Superior’, que durante a manhã reúne em Foz Côa alguns dos críticos e profissionais do mundo vínicos mais importantes do país e, este ano, pela primeira vez, importadores de Itália, Reino Unido, Dinamarca e Suécia. O Concurso de Vinhos do Douro Superior surpreende pela qualidade das amostras apresentadas, sendo possível conhecer todos os anos novas referências de enorme qualidade, de grandes e, sobretudo, pequenos produtores, que de outra forma passariam despercebidos.

Em simultâneo, e destinado aos agentes económicos, será discutido o impacto do enoturismo na região, com o colóquio “Enoturismo – uma aposta para o desenvolvimento sustentado do Douro Superior”, que inclui a participação de António Pé-Curto, doutorado pelo ISCTE, Rui Dias, Catedrático da Universidade de Évora e José Reverendo da Conceição, Enólogo e Diretor geral da Quinta Vale de Aldeia e o Hotel Rural de Longroiva.

A feira abre portas para a população em geral pelas 15h00, estando reservado para este dia duas provas comentadas, uma de “Azeites do Douro Superior e Trás-os-Montes”, por Francisco Pavão, Presidente da Associação Dos Produtores Em Proteção Integrada De Trás-os-Montes E Alto Douro (APPITAD), e outra dedicada aos “Grandes tintos do Douro Superior”, pelo crítico Fernando Melo. António Zambujo, fecha a noite, com um concerto às 22h00.

No último dia do evento, será possível assistir ao anúncio dos resultados do 11º Concurso de Vinhos do Douro Superior e à última prova comentada, desta vez de “Vinho do Porto”, por Valéria Zeferino. A complementar o vasto programa de atividades, os visitantes do festival poderão provar e comprar os diversos vinhos e produtos locais na zona dos expositores, onde também encontram tasquinhas com diferentes opções gastronómicas.

O Festival do Vinho do Douro Superior é organizado pela Câmara Municipal de Foz Côa e pela revista Grandes Escolhas, tendo como objetivo apoiar os produtores e mostrar o excelente trabalho que é desenvolvido na região. A entrada é gratuita e os horários das atividades podem ser consultados na íntegra no programa do festival.

PROGRAMA DO FESTIVAL

 

Fonte: Chefsagency

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar