“Natalina Cuba Barros: Uma mulher (fotógrafa) no Estado Novo”

138 views

CONVERSAS NO CPF – Dia Internacional dos Museus 

A conversa pretende celebrar o aniversário da autora Natalina Cuba Barros, portuense por um acaso do destino e alentejana de coração, que encontra na fotografia o seu modo de vida e de libertação. 

Será discutida a sua trajetória enquanto mulher trabalhadora nos anos da Ditadura e a sua evolução de uma colorista da Photo-Stand para uma fotógrafa de narrativa. 

O objetivo é também dar a conhecer o seu trabalho através de uma conversa com Aida Freitas Ferreira, arquivista do CPF, Alexandre Bergamo, investigador na área de Sociologia da Cultura e e Maria Artur Barros, filha da autora.

 

Esta sessão de “Conversas no CPF” será integrada na programação do Dia Internacional dos Museus 2024, cujo tema deste ano é “Museus para a Educação e a Investigação” pretendendo realçar a importância dos museus como instituições educativas dinâmicas que promovem a aprendizagem, a descoberta e a compreensão cultural.

Neste contexto a realização desta sessão das “Conversas no CPF” visa assinalar o nascimento de Natalina Cuba Barros, dando realce ao potencial que o arquivo dela traz para a descoberta e compreensão cultural da época em que viveu, quer pelos motivos retratados, quer pelos eventos e/ou forma de estar das mulheres naquela época.

 

Local:  Centro Português de Fotografia, Antiga Cadeia e Tribunal da Relação do Porto, Largo Amor de Perdição, s/n, Porto

 

Data:  16 de maio de 2024

Horário: 15:0h – 17:00h

Inscrição : Participação gratuita, sem necessidade de inscrição (até à lotação da sala)

 

Este ano, no âmbito da celebração do Dia Internacional dos Museus  e dando continuidade às “Conversas no CPF”, realizar-se-á na sede do Centro Português de Fotografia uma sessão desta atividade para conversarmos sobre Natalina Cuba Barros, uma mulher (fotógrafa) no Estado Novo. 

 

Palestrantes: 

 

  • Aida Freitas Ferreira, arquivista do CPF

 

  • Alexandre Bergamo (UFSC/CAPES/BRASIL; CRIA/IN2PAST/PORTUGAL), investigador na área de Sociologia da Cultura

 

  • Maria Artur Barros, filha de Natalina Cuba Barros

Foto: Fundo Natalina Cuba Barros – PT-CPF-NCB-001-0041-000002

 

Fotografia de destaque: Fundo Natalina Cuba Barros – PT-CPF-NCB-001-0141-000003

Fonte: cpf.pt

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar