DROGARIA COM MENU ASSINADO PELO CHEF CONSULTOR JOÃO HIPÓLITO

524 views

De sabores ricos e delicados, a carta do restaurante Drogaria reflete a experiência de João Hipólito, que alia o sabor da gastronomia tradicional portuguesa às melhores técnicas da alta gastronomia moderna, o que resulta numa combinação única de sabores.

Conhecido sobretudo pelo seu trabalho no Canadá, à frente do restaurante Ferreira Café, onde adquiriu grande notoriedade junto do público canadiano, o chef João Hipólito não esquece as suas raízes da Beira Baixa e imprime a marca da portugalidade nos pratos que apresenta.

Inspiro-me muito nas viagens que faço e nas experiências que tenho tido fora de Portugal mas a minha base é a gastronomia tradicional portuguesa. Gosto muito de seguir as receitas da minha mãe e da minha avó e reinventá-las, trazendo-lhes modernidade e técnica. Essa foi uma das razões que me levou a abraçar o projeto do Drogaria como consultor, onde pude introduzir na carta pratos de inspiração na nossa tradição culinária, adequados a uma cozinha moderna e elaborada, à imagem deste restaurante”, refere João Hipólito.

Com os produtos como ponto de partida nas suas criações, o chef privilegia sobretudo a oferta nacional. “O peixe e o marisco em Portugal é de uma qualidade e frescura extraordinárias e é muito fácil encontrar uma boa oferta nos nossos mercados. Essa é uma das grandes vantagens de trabalhar no nosso país. O projeto do restaurante Drogaria permite-me ter acesso a esses produtos, bem como aos ingredientes sazonais. Nesta carta introduzi igualmente produtos de Inverno, como as castanhas, as carnes de caça ou os cogumelos, que fazem também a ligação à minha origem, à região de Castelo Branco, mais concretamente a São Vicente da Beira”, acrescenta.

Nesta carta facilmente se reconhece a inspiração nos pratos típicos da nossa gastronomia, como os croquetes de bacalhau com natas, o lírio dos Açores (escabeche, quinoa crocante e molho ponzu de citrinos do Algarve) ou uma tiborna de cogumelos da época com castanhas, queijo de Nisa e gema de ovo biológico. Estas são algumas das sugestões de entradas, que antecedem pratos como polvo na grelha, lasagna de caça ou presas de porco preto com castanhas de Trás-os-Montes, pêra Rocha e nabiças, entre outros.

Para os vegetarianos, a sugestão é um gnocchi de abóbora Hokkaido com requeijão, nozes caramelizadas e salva. Para finalizar, a tarde de framboesa (um ex-libris da Drogaria e que transita de cartas anteriores), mousse de chocolate, creme de arroz doce queimado ou gelado são as propostas que rematam a refeição.

À frente da cozinha diariamente está o chef João Caio, que garante os bons sabores temperados dos pratos do menu. Conterrâneo de João Hipólito, foi pelas mãos deste que chegou ao restaurante Drogaria, depois do chef consultor o ter convidado a rumar até ao Canadá e a trabalhar na sua cozinha em Montreal. Com apenas 24 anos, João Caio soma ainda no currículo passagens por Barcelona, Algarve e Covilhã, como a Taberna Laranjinha.

Apesar de ter experienciado cozinhas de diferentes origens, a sua ligação à terra e aos produtos, como a carne de caça, permitiu-lhe adquirir o gosto especial pela cozinha tradicional portuguesa. “Gosto muito de criar mas a minha paixão é sobretudo a comida de ‘conforto’. É no tempero e no foco nos produtos que me inspiro, para dar às pessoas algo mais do que uma refeição, que as deixem felizes e com boas memórias”, refere o chef João Caio.

O restaurante Drogaria é uma homenagem à Lisboa antiga, que nasce da vontade do proprietário Paulo Aguiar em voltar ao bairro onde cresceu e da sua paixão pela gastronomia. “A comida sempre foi uma paixão. Queria trazer um pouco da minha Lisboa para a mesa, mas de uma forma mais jovial e com pratos contemporâneos que retratem a atualidade da cidade”, afirma o proprietário.

Na divisa entre a encantadora Lapa e a Pampulha, longe da azáfama do centro da cidade, este “tesouro escondido” é uma proposta ímpar que funde o passado e o presente num espaço intimista. Inspirado nas vivências da sua infância no bairro onde cresceu, Paulo Aguiar foi buscar as memórias para transformar o espaço no seu restaurante de “sonho” – sofisticado e com o equilíbrio perfeito entre o antigo e o moderno, a lembrar a década de 30 e a Arte Nova, ou mesmo os anos 60, com os veludos a forrar os sofás e nos cortinados.

O espaço conta, também, com uma sala privada para 10 pessoas e uma esplanada, uma ótima opção para desfrutar das iguarias da cozinha e das happy hour nos dias quentes.

Sobre o chef consultor João Hipólito

Com raízes em São Vicente da Beira, onde nasceu, João Hipólito formou-se na Escola Profissional de Hotelaria de Manteigas, de onde saiu para a Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, formando-se em Produção Alimentar em Restauração. Cedo começou a trabalhar em várias cozinhas, assumindo mais tarde a cozinha do restaurante Manifesto, em Lisboa, como chef residente. Depois da passagem por vários projetos em Portugal, iniciou a sua carreira internacional nos Estados Unidos, assumindo depois as funções de chef executivo no Ferreira Café, no Canadá, um dos restaurantes portugueses mais famosos do país. Foi neste projeto que adquiriu maior notoriedade, onde voltou a reintroduzir a gastronomia tradicional portuguesa com a reinvenção de muitas receitas da Beira Baixa, uma marca que gosta de imprimir em todos os seus trabalhos. Atualmente, trabalha exclusivamente como consultor, assumindo projetos como os restaurantes Drogaria, em Lisboa, o Ferreira Café, em Montréal, e o Cantinho de Portugal, em Londres.

Restaurante Drogaria

Rua Joaquim Casimiro nº8

1200-696 Lisboa

 

Horário

3ªf a 5ªf, das 19h às 23h

Sexta e sábado, das 19h às 23h45

Encerrado domingo e 2ªf

Reservas

(+351) 210 145 528

(+351) 933 755 442

reservas@drogaria-restaurante.pt

@restaurantedrogaria

restaurantedrogaria

 

Fonte: Chefsagency

Foto prato:@GonçaloMiller

Foto espaço: @MárioCerdeira

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar