VENCEDORES PRÉMIOS DE BANDA DESENHADA DA AMADORA

299 views

Já são conhecidos os vencedores da edição 2022 dos Prémios de Banda Desenhada da Amadora  A cerimónia de entrega de prémios realizou-se ontem, dia 23 de outubro, no Núcleo Central do Amadora BD, no Ski Skate Amadora Park

Pelo segundo ano consecutivo, os Prémios de Banda Desenhada da Amadora distinguiram, com um prémio pecuniário de € 5.000 a Melhor Banda Desenhada de Autor Português que foi atribuído Estes Dias’, de Bernardo Majer, edição da Polvo

 

O júri foi constituído por Pedro Cleto, em representação do Município da Amadora; Alice Geirinhas e Manuel Sampaio (com direito a um único voto), em representação da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, e Marco Filipe Fraga, indicado pelo Clube Português de Banda Desenhada (CPBD), em substituição do seu Presidente, Paulo Monteiro.

VENCEDORES 2022 PRÉMIOS DE BANDA DESENHADA DA AMADORA

Melhor Obra Estrangeira de BD Editada em Portugal

O Relatório de Brodeck, de Manu Larcenet, edição da Ala dos Livros

 

Prémio Revelação

O Crocodilo, ou o Extraordinário Acontecimento Irrelevante, Francisco Valle e Rui Neto, edição LoboMau Produções

 

Melhor Fanzine ou Publicação Independente

Ditirambos: Fauna, de Joana Afonso, Ricardo Baptista, André Caetano, Nuno Filipe Cancelinha, Diogo Carvalho, Raquel Costa, Francisco Ferreira, Sofia Neto, Sónia Mota e Carla Rodrigues

Melhor Obra de Banda Desenhada de Autor Português

Estes Dias, de Bernardo Majer, edição da Polvo

Melhor Edição Portuguesa de BD

Tu És a Mulher da Minha Vida, Ela a Mulher dos Meus Sonhos, de Pedro Brito e João Fazenda, edição d’ A Seita e Comic Heart

SOBRE OS PRÉMIOS DE BANDA DESENHADA DA AMADORA (PBDA)

Os Prémios de Banda Desenhada da Amadora (PBDA) são uma iniciativa da Câmara Municipal da Amadora, no âmbito do Amadora BD que, desde 1990, distingue os autores de banda desenhada, portugueses e internacionais.

Em 2022, o Amadora BD reafirma o seu compromisso e missão de investir nos autores e na banda desenhada e atribui pelo segundo ano consecutivo um prémio pecuniário no valor de € 5.000 à Melhor Obra de Banda Desenhada de Autor Português.  Há mais de 30 anos que o Festival apoia a produção de obras deste género literário, em contexto nacional e com impacto internacional.

SOBRE O AMADORA BD

Criado em 1990, o Amadora BD é uma iniciativa da Câmara Municipal da Amadora, que tem por objetivo promover a banda desenhada. Organizado ininterruptamente desde a sua criação, o Amadora BD é o mais importante festival de banda desenhada em Portugal e um dos mais aclamados a nível europeu.

A programação anual reúne autores, editores, agentes e colecionadores de diferentes nacionalidades em sessões de autógrafos, exposições, lançamentos, oficinas e apresentações. No âmbito do Amadora BD, os Prémios de Banda Desenhada da Amadora, distinguem, todos os anos os autores e os jovens que se destacam no panorama da Banda Desenhada.

DESTAQUES DA 33ª EDIÇÃO DO AMADORA BD

A 33ª edição do Amadora BD realiza-se de 20 a 30 de outubro 2022 e, com uma área alargada, abre novamente as suas portas em 3 localizações distintas da cidade: Ski Skate Amadora Park (Núcleo Central), Galeria Municipal Artur Bual e Bedeteca da Amadora – Biblioteca Fernando Piteira Santos.

A relação Portugal–França é o tema do Amadora BD em 2022 e inspiração para a cenografia geral do evento que este ano reúne 13 exposições de autores nacionais e internacionais.4 Quartos (e são nossos!)Os Portugueses e Armazém Central são alguns dos destaques da programação dedicados à temática central do Amadora BD 2022, sendo ainda de destacar a exposição comemorativa dos 60 anos do Homem-Aranha e uma mostra dedicada à premiada obra de Filipe Melo e Juan Cavia Balada para Sophie.

Em 2022 o Amadora BD diversifica a sua oferta e introduz pela primeira vez, no recinto do Festival, uma nova área dedicada ao gaming.  Pretendendo manter a essência do evento, que enfatiza e atribui o papel de protagonista à banda desenhada, o Amadora BD responde desta forma ao desafio de conquistar novos públicos, mais jovens, para o Festival.  A nova área de gaming (de 200 m2) está localizada no Núcleo Central (Sky Skate Amadora Park) e será palco de inúmeras iniciativas relacionadas com a banda desenhada: cosplay, jogos “arcade”, realidade virtual, videojogos, consolas, torneios, apresentações, entre outras.  A destacar ainda no Núcleo Central a zona comercial alargada (de 950 m2) – que será palco de inúmeros lançamentos, sessões de autógrafos, apresentações e palestras.

 

Fonte:MMCA – Comunicação e Imagem

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar