VANESSA FIDALGO

622 views

LEYA edita o novo livro de Vanessa Fidalgo, “Esquecidos e Abandonados”, a 27 de Outubro. Um livro repleto de curiosidades e episódios que vão caindo no esquecimento e são agora lembrados.

Os edifícios em ruínas têm a capacidade extraordinária de nos contar histórias. E Portugal está cheio deles. O que se sabe destes lugares, de quem lá viveu, Dos boatos que o abandono foi alimentando? As histórias deste livro são precisamente Contadas pelos escombros. Revelam-nos,  por  exemplo,  que  muitos  portugueses  Ilustres  e prósperos deixaram palacetes a apodrecer ao vento, como a quinta das Camélias ou o chalet do aviador Brito Paes, um dos pioneiros da nossa aviação, ou que temos teatros com plateias de fantasmas, como o Rosa Damasceno, porque a economia acabou com o espetáculo e a diversão. Mas estes testemunhos de um tempo que passou falam-nos também de gente bem mais simples, pouco dadas à excentricidade ou à cultura, como os condenados da Trafaria, os últimos aldeões de Drave ou os antigos funcionários de fábricas abandonadas  pelo  país  fora.  As  ruínas  são  uma  espécie  de movimento de resistência, um entrave ao esquecimento e, em última instância, uma lição de vida sobre a necessidade de cuidar do passado.

Vanessa Fidalgo nasceu em Lisboa a 15 de Maio de  1978.  Licenciada  em  Comunicação  Social,  é jornalista desde 1997 e trabalha no Correio da Manhã, sendo  também  coordenadora  e  apresentadora  do programa «Língua Mãe» (CMTV), realizado em parceria com a Sociedade Portuguesa de Autores. Em 2012 publicou e primeiro livro, Histórias de um Portugal Assombrado, que rapidamente se tornou um caso sério de sucesso. Seguiram-se 101 Lugares para Ter Medo em Portugal (2013), Seres Mágicos de Portugal (2014), Avistamentos de Ovnis em Portugal (2016), Lugares Abandonados de Portugal (2017), SOS Donos  em  Apuros  (2018),  Pelos  Caminhos Assombrados de Portugal (2020) e Porque se Chama Assim? (2022). Este é o seu nono livro.

Fonte: ocolectivo

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar