‘Tradição e inovação servidas no mesmo prato’

639 views

Tradição e inovação servidas no mesmo prato, é o conceito e a assinatura da nova carta do restaurante Magma da Senhora da Rosa Tradition & Nature Hotel, em São Miguel, criada pelo chef Duarte Rodrigues, com propostas gastronómicas ideais para as estações da primavera e verão, com criações de pratos onde o peixe e a carne açoriana assumem grande destaque. No ano em que celebra o segundo aniversário, o hotel açoriano reforça, assim, a aposta, o respeito e a valorização dos produtos e produtores de São Miguel, onde importa consolidar a ligação entre o clássico e o contemporâneo dos seus projetos gastronómicos.

“No ano em que comemoramos o segundo aniversário, reforçamos também a nossa aposta e compromisso em continuar a contribuir para o crescimento gastronómico, social e económico da nossa ilha. A valorização e a diferenciação dos produtos que utilizamos e dos produtores a quem recorremos, estão sempre presentes no nosso dia-a-dia e estão na base da nossa essência e distinção”, refere Joana Damião Melo, proprietária e diretora-geral da Senhora da Rosa, Tradition & Nature Hotel.

Sob a orientação do chef Duarte Rodrigues, o restaurante Magma proporciona uma experiência gastronómica numa ode aos produtos açorianos. Com uma variedade de pratos de peixe e de carne, a combinação de sabores locais e regionais impera.

O novo menu, de inspiração açoriana, propõe para os apreciadores de peixe criações que surpreendem como o Risotto de baunilha e lima com funcho e lulas, Filetes de peixe porco com maionese de camarão e tabouleh, Bacalhau lascado com cebolada e cremoso de ovo, Moqueca de peixe dos Açores com banana e inhame ou Peixe dos Açores com molho de manteiga e açafroa, esmagada de batata-doce e acelgas que farão, com certeza, as delícias dos apreciadores de peixe.

A carne açoriana, um ex-libris do arquipélago, também tem especial realce na nova carta, com sugestões como Bife à regional com pimenta da terra, batata frita caseira e ovo estreladoSecretos de porco preto com arroz de lapas à bulhão patoTártaro de novilho com chips de tubérculosRabo de boi, inhame e cebola caramelizadaArroz de pato de forno com enchidos regionais e laranjaAlho francês assado, trigo sarraceno, ovo BT e molho romescoCaril vermelho com leite de coco, couve-flor assada, lentilhas e arroz basmati, e Risotto de beterraba com patanisca de courgette e aveia. Propostas que não deixam esquecer a essência e a qualidade dos produtos dos Açores.

Mas a oferta da nova carta do restaurante Magma não fica por aqui e nada melhor do que terminar uma refeição com as sobremesas propostas pelo chef. Espuma de queijo de S. Jorge com banana regional, crumble de chá da Gorreana e hortelã, Cocktail de chocolate branco e maracujáFarófias com molho de baunilha e açafroaPudim de azeite e mel, crocante de especiarias e granizado de laranjaVulcão de ananásBolo de chocolate com sorbet de framboesa e fruta da quinta, são as “doçuras” irresistíveis deste espaço.

Para acompanhar estas propostas gastronómicas, o restaurante Magma, dispõe de uma carta de bebidas variada entre vinhos (tintos, brancos, rosé, espumantes, champanhe), cidras, cervejas e refrigerantes.

Para os mais pequenos é possível optar por propostas mais simples, mas repletas de sabor e que irão, certamente, ao encontro das suas preferências. No “Kids Menu” há sempre sopa de legumes e as opções continuam pelas massas como a Carbonara, Bolonhesa e tomate fresco ou vegetais com pesto de manjericão. Nos pratos principais, encontram-se os Panadinhos de frango, o Peixe panadoHambúrguer de carne de vaca e Hambúrguer VeganBolo de chocolatefruta da quintasobremesa do dia ou uma bola de gelado à escolha, compõem as sobremesas para os mais novos.

As cores e texturas dos ingredientes fascinam-me e inspiram-me em cada receita. A sazonalidade, que pode muitas vezes ser um desafio, cativa-me e puxa pela minha criatividade, porque temos de garantir que utilizamos ingredientes da época, com todas as suas características intactas. Sendo um curioso por natureza, gosto de olhar para os alimentos com essa perspetiva criativa, tornando-os versáteis e criando novas receitas, mas mantendo sempre um cunho tradicional. Por isso, a carta do Magma é uma inspiração da cozinha regional açoriana, com técnicas criativas, que gostamos de definir como ‘tradição num prato com requinte’”, afirma Duarte Rodrigues, chef do restaurante Magma.

O restaurante Magma apresenta uma cozinha de sabores e técnicas regionais, com toques de história e natureza, apurados ao máximo através de uma visão contemporânea, que agora tem o chef Duarte Rodrigues ao leme da cozinha.

Sobre o Chef Duarte Rodrigues

Natural de Setúbal, mudou-se para os Açores, São Miguel, aos 5 anos, onde viveu durante ano e meio, uma vez que o pai foi destacado numa missão militar. Cozinheiro de profissão, ao serviço do Comando Operacional dos Açores, teve o privilégio de viver no palácio de Santa Catarina, onde tinha um grande jardim, bananal e horta, o que proporcionou à família o prazer de comer o que a terra dava e naturalmente usufruir das influências açorianas.

 

Aos 16 anos, ingressou na Escola de Hotelaria e Turismo do Fundão, rodeado por colegas e professores que adoravam a cozinha e foi, desde aí, que nasceu o gosto por esta área. Mais tarde, passou por lugares incríveis, onde aprendeu bastante, como o Lapa Palace, Vidamar (Algarve), Penha Longa Resort (Sintra) e Pine Cliffs (Algarve). Também esteve, durante um período, numa empresa de catering, a Foodstory, numa experiência completamente diferente das restantes.

Reservas: reservations@senhoradarosa.com

(+351) 296 100 900

 

Horários

Restaurante Magma

Almoço de segunda-feira a domingo – 12:30 – 15:00

Jantar de quinta-feira a segunda-feira – 19:00 – 23:00

Informações gerais:

Morada

Rua Senhora da Rosa 3,

9500-450 Fajã de Baixo, Ponta Delgada

São Miguel, Açores

 

Contactos

www.senhoradarosa.com

info@senhoradarosa.com  

(+351) 296 100 900

Fonte: Chefsagency

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar