SPIROU – DIÁRIO DE UM INGÉNUO, de Émile Bravo

174 views

Multi-premiado e vivamente aclamado, o Diário de um Ingénuo narra com emoção e sinceridade a vida pouco antes da ocupação alemã, numa aventura de Spirou e Fantásio repleta de reviravotas e muito humor, narrada por uma das figuras mais destacadas do atual panorama da banda desenhada em França.

Como é que um adolescente que abre e fecha portas num hotel pode ganhar notoriedade e tornar-se o jovem aventureiro que conhecemos?

Porque escolherá ele manter sempre a sua farda de paquete? Alguma vez esteve apaixonado? Tem consciência política?

De onde vem a sua amizade inabalável com o Fantásio? E quem é este Fantásio?
E o Spip?

Por detrás de todas estas perguntas, esconde-se um trauma terrível que irá afetar-nos a todos…

Sobre o autor
ÉMILE BRAVO nasceu em 1964, em Paris, de pais espanhóis. Cresceu a ler todo o panteão da BD franco-belga (Astérix, Spirou, Tintin,Lucky Luke…) e cedo se sentiu ligado a esse universo. Segue no entanto estudo técnicos.
Contudo, quando descobre Pratt e toma consciência de que a vida é só uma, decide por fim lançar-se na banda desenhada. Depois deuma autoformação, Émile Bravo encontra o seu grande cúmplice, Jean Regnaud, com o qual publica o seu primeiro álbum de BD,Ivoire, em 1990. A dupla haverá de lançar vários outros álbuns ao longo das próximas décadas.
Em 1992, juntou-se ao Atelier Nawak, com Lewis Trondheim, Christophe Blain, David B., Joann Sfar e Fabrice Tarrin. Mais tarde, em1995, foi um dos fundadores do Atelier des Vosges, juntamente com a maioria dos membros do Atelier Nawak e Frédéric Boilet, MarianeSatrapi e Marc Boutavant.
Próximo de vários autores importantes da Editora L’Association, Émile Bravo distingue-se pelo grande respeito que nutre pela tradição epelos cânones da BD de aventuras para jovens, nomeadamente pelos princípios da linha clara de Hergé, que contribui para reavivar.É aliás nesse contexto que publica em 2008 o incontornável Diário de Um Ingénuo, onde imagina as origens do famoso paquete dehotel criado por Rob-Vel 70 anos antes. Esta aventura narra as aventuras do jovem Spirou no dealbar da Segunda Guerra Mundial ecativou tanto o público como a crítica, não só pela frescura gráfica e narrativa mas também pela sua virulenta e muito pedagógica críticaà guerra.
O álbum recebe inúmeros prémios e distinções e o autor decide dar-lhe continuidade em L’Espoir malgré Tout, mais de 300 páginasdivididas por 4 álbuns que descrevem as aventuras de Spirou durante a ocupação nazi da Bélgica.

Ficha do Livro
Título: SPIROU – DIÁRIO DE UM INGÉNUO
Nº págs: 80
ISBN: 978-989-23-5531-3
PVP C/ IVA: 19,90€

 

Fonte: LeYa

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar