ROTEIROS PROVINCIAIS l JOÃO PAULO BORGES COELHO

517 views

Sinopse: Quatro novelas. A primeira busca as linhas de continuidade que, ao longo da fronteira, cosem dois países e três épocas distintas. A segunda mostra como nas guerras tudo vale, e que por detrás das ações dos dois lados escondem-se sempre mil e um enredos e complexidades. A terceira novela mede a enorme distância que nos separa do mundo rural, as incompreensões que ela gera, e pergunta-se se o correr do tempo a faz crescer. A última novela trata também de uma distância, mas uma distância vertical, aquela que vai do nosso chão até às estrelas e ao vazio. No fundo, são considerações sobre o tempo, sobre a relação entre o acontecido, o lembrado e o ficcionado, e sobre as raízes e o propósito das histórias. Une estas novelas, talvez, aquilo que o compositor Igor Stravinsky disse a Robert Craft e que lhes serve de epígrafe: Pergunto-me se a memória é verdadeira, e sei que pode não ser. Todavia, sei que vivemos da memória e não da verdade.

Sobre o autor: João Paulo Borges Coelho é escritor e historiador moçambicano. Ensina História Contemporânea de Moçambique e África-Austral na Universidade Eduardo Mondlane, em Maputo. Tem-se dedicado à investigação das guerras colonial e civil em Moçambique, assim como às questões de segurança regional no sul de África e à política da memória. Recebeu em 2004, com o romance As Visitas do Dr. Valdez, o Prémio José Craveirinha da Literatura, a maior distinção literária em Moçambique. Com O Olho de Hertzog recebeu o Prémio Leya 2009. Em 2022 o seu romance, O Museu da Revolução recebeu o Prémio Oceanos 2022, 2.º lugar. A sua obra literária inclui romances, contos e novelas.

Ficha do Livro:

Título: ROTEIROS PROVINCIAIS

ISBN: 9789722132589

 

Fonte: LeYa

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar