Os Reinegros

797 views

A Editorial Caminho continua a publicar a obra de Alves Redol e lança agora em setembro, o romance Os Reinegros, obra publicada originalmente em 1972 e que volta esta semana às livrarias.

Este é um romance póstumo de Alves Redol e retrata a época conturbada da transição da monarquia para a república, com a principal personagem, Reinegro, trabalhador na estiva das embarcações, que acredita que a vinda da nova ordem social o libertará da exploração a que está sujeito.

Os Reinegros parecia-me um grande passo em frente, depois de Gaibéus, Marés e mesmo Fanga: pela excelente integração da documentação na efabulação romanesca (…), pelo grande fôlego narrativo, pela visão política, sobretudo, para mim, pela simplicidade fluente da escrita (…) e se esse livro tivesse sido publicado na altura própria, a sua obra e o próprio romance neo-realista seguiriam porventura desde logo, ao menos nalguns caos, um rumo diferente.”

Mário Dionísio

Alves Redol

Escritor português, natural de Vila Franca de Xira, António Alves Redol nasceu a 29 de dezembro de 1911 e faleceu 29 de novembro de1969. Figura central do Neorrealismo português, foi autor de uma vasta obra ficcional, que inclui o teatro e o conto. Filho de um pequeno comerciante ribatejano, obteve um curso comercial e, cedo, teve de se iniciar no mundo do trabalho. Ainda jovem, partiu para Angola à procura de melhores condições de trabalho, mas lá conheceu a pobreza e o desemprego. De regresso a Portugal, à capital, desenvolveu várias atividades profissionais e enveredou nos meandros da oposição ao Estado Novo ingressando no Partido Comunista. De início, tornou-se colaborador do jornal O Diabo, mas a sua veia literária acabaria por se manifestar em 1939. Empenhado na luta de resistência ao regime salazarista, compreendeu a literatura como forma de intervenção social e, nesse mesmo ano, surgiu o seu primeiro romance, Gaibéus, cujo assunto, relacionado com problemas sócio-económicos vividos pelos ceifeiros, fez desta obra o marco do aparecimento do Neorrealismo. A sua literatura não se caracteriza pela escrita de histórias ficcionadas, mas essencialmente pela abordagem da realidade social e de experiências vividas.

Ficha do Livro:

Título: Os Reinegros l Nº págs: 376 7 ISBN: 9789722132329 / PVP C/ IVA: 22,90€

Fonte: LeYa

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar