O Vencedor, de Teddy Wayne

61 views

A LeYa/ ASA publica, no dia 16 de julho, O Vencedor, de Teddy Wayne. Escritor americano de culto, com uma vasta obra publicada e premiada, Teddy Wayne estreia-se em Portugal com O Vencedor, um romance acutilante sobre privilégio, ambição e queda na tradição de O Grande Gatsby O Talentoso Mr Ripley.

Com a aclamada publicação de O Vencedor, a crítica atribuiu a Teddy Wayne o epíteto de “o novo Mark Twain” (Il Giornale), considerando-o “um escritor admirável, brutal e brilhante” (Kirkus Reviews). e “de uma ironia insuperável” (The New York Times).

Neste seu último romance, lançado nos Estados Unidos no passado mês de maio e já comparado à série White Lotus, Teddy Wayne aborda temas como sexo, poder, dinheiro, crime e intriga desportiva, ingredientes perfeitos para leitores exigentes e vorazes. O Vencedor tem como protagonista Conor O’Toole, um professor de ténis que se vê enredado num grande dilema.

Conor O’Toole nunca tinha estado num lugar como Cutters Neck, uma comunidade fechada habitada por milionários na costa Leste dos EUA. É lá que vai passar o verão, graças a uma proposta de trabalho irrecusável: em troca de aulas de ténis, recebe alojamento gratuito numa luxuosa casa de hóspedes, longe do deprimente apartamento suburbano que partilha com a sua mãe diabética.

No entanto, neste conservador paraíso à beira-mar, é difícil conseguir novos clientes e, entre as propinas da universidade e as contas médicas da mãe, Conor tem dívidas avultadas. A princípio, o jovem estranha o facto de uma das suas alunas, Catherine, querer pagar o dobro por cada aula… até que percebe que o interesse dela não está nos campos de ténis. O que se segue é uma inebriante aventura sexual, diferente de tudo o que ele já experimentou antes.

Todavia, no que parecia ser apenas mais um ocioso dia de praia, Conor conhece Emily, uma jovem sensível e generosa pela qual se apaixona involuntariamente. Tudo muda. Durante algum tempo, ele acredita ser capaz de manter uma vida dupla. E é verdade que o seu planeamento cauteloso e estratégico, lha vai permitindo… até ao dia em que comete um trágico – e irreversível – erro.

Teddy Wayne tem já uma vasta obra publicada e galardoada com várias distinções, entre elas, o Whiting Writers’ Award, a bolsa de Escrita Criativa da NEA (National Endowment for the Arts), nomeações para os prémios Young Lions, PEN/Bingham e Dayton Literary Peace Prize. Foi colunista do New York Times e da McSweeney’s, e colaborador frequente da New Yorker. Lecionou na Universidade de Columbia e na Universidade de Washington. Desenvolveu filmes e séries a partir dos seus romances com a Columbia Pictures, HBO e a MGM Television, entre outros. Vive em Brooklyn com a mulher, a escritora Kate Greathead, e os filhos.

Com tradução de Maria de Fátima Carmo, O Vencedor, de Teddy Wayne, chega às livrarias a 16 de julho numa edição com 384 páginas e um PVP de €19,50. O livro está disponível em pré-venda online.

Fonte: LeYa

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar