O Mundo Visto do Meio

595 views

A escritora são-tomense Conceição Lima volta à escrita com o novo livro O Mundo Visto do Meio. Será apresentado no dia 17 fevereiro no Festival Literário Correntes D`Escritas, que decorrerá na Póvoa de Varzim e mais tarde em Lisboa.

Estas crónicas, entre muitas outras excluídas do formato livro ou, simplesmente, retidas ainda numa zona de hesitação entre publicar e não publicar, foram transcorrendo ao longo dos dias, ao longo de anos, ao longo dos tempos de ofício de jornalista. Umas acionadas por factos, considerados, por uma ou outra razão, relevantes e dignos de registo, outras filhas ‘’apenas’’ de reflexões íntimas, subterrâneas congeminações, (in)frutíferas meditações, fundas palpitações. Elas aí estão, finalmente, em páginas cronologicamente anichadas. O texton curatorial da VII Bienal de São Tomé e Príncipe foi ‘’acoplado’’, na presunção de que não ficaria muito deslocado do espírito de certas crónicas. O auto, a encerrar, foi uma decisão aventurosa, quiçá ousada em termos de enquadramento? Os leitores sentenciarão.

Conceição Lima nasceu em Santana, na ilha de São Tomé, São Tomé e Príncipe, a 8 de Dezembro de 1961. Jornalista, poetisa e cronista, é membro-fundadora da União Nacional dos Escritores e Artistas São-tomenses, UNEAS e é a coordenadora nacional, para São Tomé e Príncipe, do Movimento Poético Mundial. Fez os estudos primários e secundários em São Tomé, onde reside, e trabalha como jornalista da TVS, Televisão São-tomense. Foi durante longos anos jornalista e produtora dos Serviços em Língua Portuguesa da BBC, em Londres. É licenciada em Estudos Africanos, Portugueses e Brasileiros pelo King’s College of London (Divisão de Honra) e possui o grau de Mestre em Estudos Africanos. Pela Editorial Caminho, de Lisboa, publicou O Útero da Casa (2004), A Dolorosa Raiz do Micondó (2006) e O País de Akendenguê (2011). Está traduzida para o alemão, árabe, checo, espanhol, francês, galego, inglês, italiano, servo-croata e turco.
Em 2021, o seu poema «Afroinsularidade», do livro O Útero da Casa, venceu, ex aequo, o concurso Poems in Translation/Poemas em Tradução, promovido pela revista Words Without Borders e pela Academia Americana de Poetas, entre 606 poemas em 61 línguas, 327 poetas de 79 países.

Ficha do Livro
Título: O MUNDO VISTO DO MEIO
Nº págs: 144
ISBN: 9789722131964
PVP C/ IVA: 15,90€

Fonte: LeYA

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar