«O Cheiro Dele Depois da Chuva», de Cédric Sapin-Defour

«O Cheiro Dele Depois da Chuva», de Cédric Sapin-Defour

2484 views

O Cheiro Dele Depois da Chuva, um dos maiores fenómenos literários de sempre em França, é publicado em Portugal a 22 de outubro

Vencedor do Prémio 30 Millions d’Amis – o Goncourt dos Animais, O Cheiro Dele Depois da Chuva, que revela o escritor Cédric Sapin-Defour em Portugal, é a aclamada e inesquecível história de amor entre um homem e o seu cão que se tornou num dos maiores fenómenos literários de sempre em França e num bestseller em todos os países onde já foi publicado.

 

A LeYa/ Lua de Papel publica, a 22 de outubro, um dos maiores fenómenos literários de sempre em França: O Cheiro Dele Depois da Chuva, de Cédric Sapin-Defour. Lançado no ano passado por uma pequena editora, já vendeu mais de 400 mil exemplares. Livro do Ano pelo Le Point, vai ser publicado em 15 países e adaptado ao cinema. Vencedor do Prémio 30 Millions d’Amis – o Goncourt dos Animais, O Cheiro Dele Depois da Chuva valeu a Cédric Sapin-Defour a eleição de Autor do Ano 2023 pela prestigiada revista literária Livres Hebdo.

“Este é um livro mágico, rico, é o texto de uma espécie de etólogo apaixonado, que narra com graça e elegância a história comovente, a vida, simplesmente, de um homem e do seu cão.” Escreve o escritor Jean-Paul Dubois, Prémio Goncourt, no prefácio de O Cheiro Dele Depois da Chuva.

Obra confessional e literária, de uma beleza rara, começa com a leitura de um anúncio de jornal sobre o nascimento de doze cachorros e dá lugar a uma inesquecível história de amor, entre um homem e um cão, com que todos nos podemos identificar.

O Cheiro Dele Depois da Chuva é uma homenagem a Ubac, o cão que durante anos acompanhou os passos de Cédric Sapin-Defour. Pelo caminho lemos centenas de declarações de amor, pulsantes de alegria, ou polvilhadas de dor, a par das memórias do tempo que o autor passou ao lado do boiadeiro de Berna que lhe mudou a maneira de olhar o mundo, ao ensiná-lo a comungar em pleno com a natureza. “A vida, para quem quiser vê-la, está em todo o lado, e quem diz que está sozinho é cego” é uma das muitas lições aprendidas – Cédric Sapin-Defour, professor de profissão, foi o melhor aluno que Ubac poderia ter tido. Porque o tratou como seu igual, pronto a descobrir em conjunto o valor do que realmente importa, apreciar o momento, cuidar do próximo ou, simplesmente, sentir.

“A história da vida feliz de Ubac – das refeições noturnas às exultantes caminhadas nas montanhas e viagens no banco do pendura do furgão do dono – tornou-se o maior sucesso literário em França.” Testemunhou Angelique Chrisafis, correspondente do jornal The Guardian em Paris. De acordo com o Le Monde, “A grande beleza deste novo género de romance de amor é fazer de um assunto tão universal, ténue e ainda assim crucial – o vínculo sagrado entre um homem e um animal – uma meditação tão penetrante, uma elevação metafísica supra-sensível. Ubac e o seu companheiro formam ‘um todo de oito patas’, uma ‘díade’, um quiasma existencial baseado no equilíbrio recíproco.” Para Le Figaro, “O que nos toca mais neste recital é o modo como abre um novo horizonte no mundo.”

Segundo o MademoiselleLit, “É uma história de amor, vida e morte. Em que outra trindade dançou a literatura ao longo dos séculos? Neste livro, essa trindade é instável porque une dois seres que não pertencem à mesma espécie: um homem e o seu cão. Mas Ubac (…) não é a personagem central do livro, o seu dono muito menos. O herói é o vínculo deles. (…) Grandiloquente. (…) Um enorme sucesso.”

Cédric Sapin-Defour nasceu em Saint-André-des-Vergers, na região de Aube, França, em 1975, e vive no coração dos Alpes. Professor de Educação Física, é também jornalista, escritor e alpinista. Escreve crónicas para a revista mensal Montagnes, colabora regularmente no diário Libération e assina artigos semanais humorísticos na Alpine Mag, com o intuito de inspirar os outros a partilhar o seu maior sonho – “que os homens e a natureza aprendam a viver juntos”. Antes de O Cheiro Dele Depois da Chuva, que revela o autor em Portugal, publicou três livros de crónicas: Gravir les Montagnes est une Affaire de StyleEspresso e L’Art de la Trace. Foi ainda nomeado Autor do Ano 2023 pela prestigiada revista literária Livres Hebdo, sucedendo à Prémio Nobel Annie Ernaux.

Traduzido do francês por Luísa Benvinda Álvares, O Cheiro Dele Depois da Chuva chega às livrarias numa edição da LeYa/Lua de Papel com 224 páginas e um PVP de €16,50.

Fonte: LeYa

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar