O Acumulador

184 views

Novo livro de João Melo a partir desta semana nas livrarias e será apresentado na próxima quinta-feira (27 de junho) na Casa do Comum, em Lisboa.

O Acumulador é o oitavo livro de contos do angolano João Melo que, com o humor que o caracteriza, continua a interrogar-se sobre a sociedade e a política angolana.

A propósito da apresentação de “O Acumulador” decorrerá na próxima quinta-feira (27 de junho), às 18h30, na Casa do Comum, em Lisboa uma conversa entre João Melo e João de Melo sobre o tema “Angola, a mítica e a real”.

O Acumulador é o oitavo livro de contos (ou estórias, como por vezes ele lhes chama) do angolano João Melo. Neste novo livro, o autor prossegue o seu projeto político-literário: interrogar-se sobre a sociedade e a política angolanas. Além da história e da política do seu país, as relações interpessoais, marcadas por sentimentos partilha dos universalmente, são também tratadas nestes contos. Temas inevitáveis, como identidade e raça, são referidos com naturalidade, sem maiores dramatismos. Um destaque particular para as relações entre homens e mulheres no contexto angolano, topo recorrente na obra ficcional do autor. Marca registada do seu estilo narrativo, o humor – que o autor angolano diz tratar-se de uma espécie de cosmovisão e, parafraseando o queniano Ngugi Wa Thiong´o, um recurso imprescindível para que os africanos possam enfrentar a dura realidade das suas vidas – está presente na maioria dos contos que integram o presente volume, a começar pelo que lhe serve de título. Mas também há lugar para suaves reminiscências da infância do autor em Luanda, como na estória que abre este livro.

João Melo nasceu em 1955, em Luanda (Angola), onde fez os estudos primários e secundários. Estudou Direito em Coimbra (Portugal) e em Luanda (Angola), licenciou-se em Jornalismo em Niterói (Brasil) e fez o mestrado em Comunicação em Cultura no Rio de Janeiro (Brasil). É membro fundador da União de Escritores Angolanos e da Academia Angolana de Letras e Ciências Sociais. Desde 2020, dedica-se em exclusivo à escrita, dividindo o seu tempo entre Angola, Portugal e EUA. Publicou até agora 26 livros, entre poesia, contos, ensaios e um romance. Alguns deles, além de lançados em Angola, Portugal e Brasil, foram publicados nos EUA, Cuba, Itália, Espanha, Reino Unido e Tunísia. Tem poemas traduzidos para inglês e francês, publicados em sites e revistas literárias internacionais. Em 2009, foi-lhe atribuído o Prémio Nacional de Cultura e Artes de Angola, categoria de literatura. Em 2023, com o livro Diário do Medo, venceu o Prémio de Literatura dst Angola/Camões.

Ficha do Livro:

Título: O Acumulador

ISBN: 9789722132824

PVP C/ IVA: 16,90€

Fonte: LeYa

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar