Museu de Lisboa mantém viva a herança do Teatro Romano

284 views

O Museu de Lisboa – Teatro Romano tem desenvolvido um importante e continuado trabalho de preservação, salvaguarda e dinamização deste monumento romano, salientando, através de uma programa de exposições, concertos, teatro e palestras a riqueza histórica e artística do bairro em que se encontra.

Em março, o Museu devolve as artes performativas ao teatro romano, refletindo sobre os edifícios dedicados à arte e ao entretenimento, na época romana, dinamizando um curso de teatro e até mesmo ocupando a ruína com a apresentação de uma peça de teatro.

Entre dia 24 e 25 de março, cerca de 40 investigadores irão reunir-se no Museu do Fado no Congresso Internacional Edifícios de Espetáculo na Lusitânia Romana, organizado pelo Museu de Lisboa – Teatro Romano. Este encontro procura atualizar os conhecimentos sobre os teatros, anfiteatros e circos romanos, através da apresentação de descobertas arqueológicas recentes e de projetos de reativação destes espaços.

Nos dias 27, 28 e 29 de março, entre as 18H e as 19H30, o encenador Beto Coville e a atriz Luísa Ortigoso ensinam a arte de representar e de levar uma peça a palco. Ao longo de três sessões, os artistas introduzem os participantes ao Teatro Clássico, guiando-os pelas dificuldades, as técnicas, as peripécias e a beleza de criar uma personagem no Teatro Clássico.

Este núcleo do Museu de Lisboa encerra o mês com a apresentação de O Pranto de Maria Parda, um espetáculo do Teatro Livre a partir do texto homónimo de Gil Vicente, que nos traz o monólogo de Maria Parda, uma mulher pobre, velha e alcoólica, que deambula por ruas de Lisboa, próximas do teatro romano, lamentando a falta de vinho nas tabernas da cidade. A não perder, no dia 31 de março, às 21H, em pleno palco romano.

Fonte: Egeac

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar