Marlene Vieira convida Ana Roš

804 views

Ana Roš, chef e proprietária do restaurante Hiša Franko (3*) na Eslovénia, que recebeu há uma semana a terceira estrela MICHELIN e, em 2017, foi considerada a Melhor Chef Feminina do Mundo pelo The World’s 50 Best Restaurants, estará pela primeira vez em Portugal desde que integrou o renomado guia, a convite da chef Marlene Vieira, para um evento que junta duas mulheres que partilham a filosofia de homenagear e destacar o melhor da natureza e produtores locais, com ênfase na sazonalidade, a par das tradições identitárias dos seus países, no restaurante Marlene,. O especial jantar decorre no dia 2 de outubro, sendo o primeiro de vários em que a chef Marlene convida chefs mundialmente reconhecidos para celebrarem o melhor da gastronomia nacional e da estação.

Hiša Franko, um dos mais famosos restaurantes internacionalmente, localiza-se nos “Alpes eslovenos”, na região norte, no verdejante e idílico vale de Soča onde corre um rio que lhe dá o nome, conhecido pela pureza da sua água e pela truta salmonada, a maior do mundo e que pode atingir 1,2 metros de comprimento. Em 2020, na edição inaugural do Guia MICHELIN da Eslovénia, o restaurante foi imediatamente distinguido com duas estrelas e uma estrela verde, fazendo igualmente parte da elite dos 50 Melhores Restaurantes do Mundo desde 2017. Levou também à participação da chef autodidata na série Chef’s Table, um fenómeno mundial da Netflix, e desde esta semana que faz parte da desejada lista de restaurantes distinguidos com três estrelas MICHELIN. Tal como no Marlene,, os pratos do Hiša Franko mudam regularmente, de forma a incluir o melhor de cada época do ano e dos produtos da região, onde abundam as trutas, veados, cabras, e plantas e frutos silvestres, bem como o queijo que faz parte da dieta local há várias gerações, e que são incorporados diariamente nos menus seguindo a filosofia de cozinha da chef eslovena: “a cozinha é junção do território, da estação e da personalidade do chef”. Este convite traz a chef Ana Roš a partilhar o “palco” do Marlene,, como é conhecida a cozinha aberta deste restaurante gastronómico, onde as duas chefs se juntam para uma noite de celebração e valorização dos produtos de temporada e de excelência, a par das criações icónicas da chef convidada.

É um enorme orgulho receber no Marlene, uma chef e colega com quem me identifico muito, e que conquistou o título de melhor do mundo com a sua criatividade e valorização da natureza, produtos e produtores próximos do Hiša Franko. É muito gratificante ter a presença da Ana Roš no nosso país para, em conjunto, partilharmos e celebrarmos o melhor dos sabores de Portugal e da estação numa noite que promete ser uma experiência única de comunhão entre as gastronomias e produtos emblemáticos dos dois países, sobretudo numa altura tão especial para o Hiša Franko”, refere a chef Marlene Vieira.

 

O especial menu de degustação, criado em conjunto pelas chefs, será composto por 10 momentos, e inclui tanto clássicos da Ana Roš como pratos de inspiração e sabores portugueses onde o marisco e peixe são garantidos, dada a proximidade ao oceano, assim como cogumelos e trufa, produtos de excelência desta época do ano. Dois dos simbólicos pratos do Hiša Franko que farão parte das criações servidas são o beignet de milho com queijo cottage fermentado e a icónica truta como prato principal. A equipa convidada visitará também alguns produtores nacionais, bem como restaurantes de comida tradicional portuguesa para dar também lhes conhecer a essência da gastronomia tradicional portuguesa.

Para elevar esta celebração gastronómica, a sommelier Gabriela Marques irá harmonizar as criações das duas chefs com referências do produtor nacional Quinta dos Carvalhais, a cargo da enóloga Beatriz Cabral de Almeida, contando com o patrocínio da Sogrape. O wine pairing conta com o Quinta dos Carvalhais Rosé, Quinta dos Carvalhais Reserva Branco, Quinta dos Carvalhais Branco Especial, seguido dos especiais Quinta dos Carvalhais Único e Quinta dos Carvalhais Tinta Roriz 1994 e, na parte final e mais gulosa da experiência, um Quinta da Leda Vintage 1999, resultando num menu memorável.

O jantar tem início às 19:00 com welcome drinks no Zunzum Gastrobar, estreando o evento com dois cocktails: um destacando Gin Mare, criado pelo patrocinador, e outro com Jack Daniel’s, elaborado pela equipa do Zunzum, sendo ambas as marcas representadas pela Sogrape Distribuição. O menu tem um custo de 300€ por pessoa, incluindo harmonização vínica, e as reservas podem ser feitas pelas vias habituais (websiteemail ou telefone).

Estes convites a renomados nomes do panorama gastronómico mundial para visitarem Portugal e partilharem a cozinha com Marlene Vieira visam fomentar a partilha entre chefs, bem como a essência da gastronomia e a qualidade dos ingredientes locais e sazonais portugueses. Estas visitas, trocas de experiências e conhecimento são, igualmente, uma excelente oportunidade de colocar Portugal no mapa, com os chefs convidados a levarem consigo e a partilharem o conhecimento e as experiências vividas em Portugal e no Marlene, atuando como embaixadores portugueses no mundo.

Chef Ana Roš e o restaurante Hiša Franko

Nascida em 1972, na Eslovénia, Ana Roš tirou o curso de Ciência da Diplomacia e Diploma Internacional em Itália, mas abandonou a carreira diplomática para se dedicar integralmente à cozinha e ao Hiša Franko, sem qualquer formação na área. Colocou a gastronomia eslovena no mapa ao assumir este restaurante que pertencia à família do seu, na altura, marido, onde implementou características valorizadas na cozinha atual: criatividade e ingredientes locais e sazonais recuperando, assim, tradições da comunidade onde estava inserida. Trabalha com muita proximidade com produtores, agricultores, pescadores, caçadores e pastores locais numa região montanhosa, verdejante e com água abundante.

Ana Roš foi considerada a melhor chef feminina do mundo em 2017 pelo The World’s 50 Best Restaurants, está neste ranking desde 2017 e em 32ª posição na edição de 2023. Em 2020, quando o Guia MICHELIN da Eslovénia se estreou, Hiša Franko conquistou imediatamente duas estrelas Michelin e uma estrela verde.

 

Informações Gerais

 

Morada

Av. Infante D. Henrique, Doca Jardim do Tabaco, Terminal de Cruzeiros de Lisboa,

1100-651 Lisboa

 

Horário

2 de outubro, segunda-feira, às 19h00

 

Reservas

marlene@marlene.pt | 91 262 67 61

 

Online

https://marlene.pt/

https://www.instagram.com/marlene.restaurant/

https://www.facebook.com/marlene.restaurant

https://www.hisafranko.com/en/

https://www.instagram.com/hisafranko/

 

Fonte: Chefsagency

Créditos:

Chef Ana Roš (courtesy of Hiša Franko)

Restaurante Marlene,(creditos ManuelManso

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar