«Maria Archer. Um percurso insubmisso»: o novo livro sobre a vida e obra da autora

1241 views

Isabel Henriques de Jesus, Maria Manuela Aguiar e Maria do Céu Borrêcho são as coordenadoras de «Maria Archer. Um percurso insubmisso», o novo livro da Editora d’Ideias, que retrata os aspetos fundamentais da vida e da obra da autora através de ensaios de especialistas e do depoimento de uma familiar.

 

A sessão de lançamento vai decorrer na próxima terça-feira, dia 16 de janeiro, pelas 18h00, na Biblioteca Palácio Galveias, no Campo Pequeno, em Lisboa. A apresentação estará a cargo de Maria de Belém e Guilherme d’Oliveira Martins.

 

«Maria Archer. Um percurso insubmisso» dá-nos a conhecer a vida e a obra deste nome incontornável da literatura portuguesa do século XX que nos deixou com o seu legado jornalístico, ensaístico e ficcional. A obra revela a trajetória de uma mulher que lutou pela sua independência e pensamento próprio, e contra as modas literárias e discursos dominantes numa época avessa à emancipação feminina, sendo obrigada a emigrar para o Brasil depois de ver alguns dos seus textos censurados.

NOTA DE AGENDA | 16 de janeiro, 18H00, Biblioteca Palácio Galveias

 

Sobre as coordenadoras:

 

Isabel Henriques de Jesus é investigadora integrada no Instituto de Estudos de Literatura e Tradição, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa, e desenvolve pesquisa na área da escrita das mulheres. É, também, professora associada convidada no mestrado em Estudos sobre as Mulheres, na mesma faculdade, e diretora da revista Faces de Eva.

 

Antiga Deputada e Secretária de Estado do Trabalho e das Comunidades Portuguesas, Maria Manuela Aguiar é docente na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e da Universidade Aberta. A jurista é fundadora do Círculo de Estudos Lusófonos Maria Archer e dirigente de ONGs no campo das migrações e dos Direitos das Mulheres.

 

Maria do Céu Borrêcho é investigadora integrada do Centro de Humanidades da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa, desenvolve pesquisa na área da História Moderna, em particular sobre ideias, espaços e agentes culturais. A coordenadora é, ainda, editora executiva da revista Faces de Eva.

 

Mais informações em www.editoradideias.pt

 

Fonte: editoradideias.pt

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar