Lunáticos – SAFI BAHCALL

970 views
Como fomentar ideias loucas que fazem o mundo avançar.
Provavelmente nunca ouviu falar de Vannevar Bush, mas sem ele dificilmente os EUA teriam vencido a Segunda Guerra Mundial. Bush era um engenheiro formado no MIT, que se alistou na Marinha durante a Primeira Guerra Mundial. Ficou em estado de choque com o atraso tecnológico dos militares. Alarmado com o crescente poder da Alemanha nazi, conseguiu uma audiência de dez minutos com o Presidente Roosevelt. E esse encontro mudou o curso da história.
Se os americanos usaram o radar para destruir os submarinos alemães, foi por causa de Bush. E também foi ele que impulsionou a construção da bomba atómica. Sendo militar e cientista, apercebeu-se de que não havia diálogo entre os dois mundos. E para resolver o problema, recorreu a uma das grandes ideias da física: a transição de fase. Imaginemos uma organização numa fase inicial de vida. É como se fosse a água, é fácil adotar novas ideias e estratégias e transformá-las em produtos e serviços de sucesso. Com o tempo a organização cristaliza-se, fica presa a rotinas. Do estado líquido passa-se ao sólido, a água transforma‑se em gelo e acaba-se a inovação.
Safi Bahcall, doutorado em física teórica e empreendedor no ramo da biotecnologia, inspirou-se no trabalho de Vannevar Bush para escrever este livro, o primeiro a aplicar a transição de fases ao dia a dia das empresas e organizações.Lunáticos leva-nos numa viagem ao passado, presente e futuro da inovação. Usa exemplos como a queda da Polaroid, Nokia e Xerox, a caça a terroristas online e James Bond, uma ideia rejeitada por muitos estúdios “cristalizados” antes de ser um sucesso.

Fonte: Leya

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar