literatura infantil
Amélia, de Tiago Rebelo com ilustração de Danuta Wojciechowska, é um livro sobre as crianças e para as crianças, mas também para os avós e para os pais
Com uma carreira literária de sucesso com mais de vinte anos, Tiago Rebelo regressa à literatura infantil com Amélia, um livro sobre as crianças e para as crianças, protagonizado por uma menina de quase dez anos que está sempre a descobrir coisas novas. Dedicado à neta do escritor, Amélia é uma janela para o mundo fantástico das crianças e para as extraordinárias descobertas que elas fazem diariamente sem que os adultos suspeitem.
A LeYa/ ASA publica esta terça-feira, dia 8 de abril, Amélia, de Tiago Rebelo com ilustração de Danuta Wojciechowska. Com uma carreira literária de sucesso com mais de vinte anos, Tiago Rebelo regressa à literatura infantil com Amélia, um livro sobre as crianças e para as crianças, protagonizado por uma menina de quase dez anos que está sempre a descobrir coisas novas. Dedicado à neta do escritor, Amélia é uma janela para o mundo fantástico das crianças e para as extraordinárias descobertas que elas fazem diariamente sem que os adultos suspeitem.
Amélia é uma menina que tem quase dez anos e está sempre a descobrir coisas novas. Sentada no sofá de uma sala de espera enquanto aguarda pela sua mãe, Amélia entretém-se a conversar com pessoas de todas as idades que entram e saem à medida que a tarde passa. E como é curiosa e gosta de fazer perguntas, vai aprendendo muitos factos da vida com as respostas que lhe dão.
É assim que Amélia conhece o senhor gordo, que lhe explica as consequências de se ser ganancioso; a senhora magra, que conversa com as plantas e lhe fala da solidão; o senhor velho, que tem quase cem anos de sabedoria e uma barba branca até ao chão; os dois irmãos gémeos muito alegres, que são iguaizinhos, mas um é branco e o outro é negro; e uma menina que lhe explica porque é que, para a borboleta, ter só um dia de vida conta tanto como os 200 anos de vida de uma baleia.
“Escrevi esta história quando a minha neta Amélia nasceu e foi a pensar nela que entrei no mundo fantástico das crianças, para ver através dos seus olhos a realidade que as rodeia e as extraordinárias descobertas que elas fazem todos os dias sem que os adultos suspeitem. É um livro sobre as crianças e para as crianças, mas também para os avós e para os pais, e o meu sincero desejo é que a sua história perdure no imaginário de todos os adultos que a lerem e de todos os pequenos que a ouvirem contar.” Revela o escritor Tiago Rebelo a propósito de Amélia, o seu novo livro infantil.
Com uma carreira literária de sucesso com mais de vinte anos, marcada por alguns dos títulos de maior êxito entre os autores portugueses deste século, Tiago Rebelo tem-se destacado pela sua versatilidade, com romances como O Tempo dos Amores Perfeitos, O Último Ano em Luanda ou A Maldição do Marquês, entre outros. É igualmente autor da série infantil Amarguinha, ilustrada por Danuta Wojciechowska. Os seus livros estão disponíveis em países como Itália, Suíça, Roménia, México, Brasil, Argentina, Angola ou Moçambique.
Filha de pai polaco e mãe suíça, Danuta Wojciechowska (Québec, 1960) é formada em Design de Comunicação pela Escola Superior de Design de Zurique e Educação pela Arte em Emerson College, Inglaterra. Ilustradora, autora para a infância e designer gráfica, com uma larga carreira em Portugal, ganhou, em 2003, o Prémio Nacional de Ilustração e, em 2014, foi agraciada pelo Estado Português com a distinção «Mulheres Criadoras de Cultura». Conta com mais de 70 obras ilustradas em todo o mundo e vive e trabalha em Lisboa desde 1984.
Amélia, de Tiago Rebelo com ilustração de Danuta Wojciechowska, chega às livrarias, a 8 de abril, numa edição da LeYa/ ASA com 52 páginas e um PVP de €12,90.
Fonte: LeYa