Joana Bértholo é a vencedora do Prémio Literário Fundação Eça de Queiroz / Fundação Millennium BCP 2023 com o romance A História de Roma.

631 views

É com muita alegria que partilhamos a notícia de que a escritora Joana Bértholo é a vencedora do prémio Literário Fundação Eça de Queiroz / Fundação Millennium BCP 2023, com o romance A História de Roma, publicado o ano passado pela Caminho. O júri, constituído por Bruno Vieira Amaral, Carlos Reis, Isabel Lucas, Luísa Mellid-Franco e Manuel Pereira Cardoso, decidiu por unanimidade contemplar o romance, frisando que se trata de «uma história de um amor moderno, e ao mesmo tempo uma história moderna de amor» alicerçada «na maturidade literária e estilística da autora, que faz de A História de Roma uma obra original, resgatando da banalidade um dos temas mais recorrentes da literatura», refere o comunicado da Fundação enviado esta tarde.

A entrega do prémio terá lugar no dia 23 de setembro na sede da Fundação Eça de Queiroz, em Tormes, na casa que inspirou o autor de A Cidade e as Serras.

“DECLARAÇÃO COMPLETA DO JÚRI

«O júri do Prémio Literário Fundação Eça de Queiroz/Fundação Millennium bcp decidiu contemplar por unanimidade a obra A História de Roma, de Joana Bértholo. Trata-se da história de um amor moderno, e ao mesmo tempo uma história moderna de amor. A obra recupera a ideia da narrativa enquanto viagem, e nela o desenvolvimento de um processo de autoconhecimento. O romance explora a fronteira da ficção e da não-ficção, nunca se desviando da literatura. A errância geográfica e amorosa alicerça-se na maturidade literária e estilística da autora, que faz de A História de Roma uma obra original, resgatando da banalidade um dos temas mais recorrentes da literatura.»

Lisboa, 1 de setembro de 2023, o Júri do Prémio Literário Fundação Eça de Queiroz/Fundação Millennium bcp”

 

Fotografia:@Luís Barra.

Fonte: LeYa

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar