Encontrar o Amor em Auschwitz, um conto de fadas sem final feliz

1348 views

A jornalista Francesca Paci investigou a história desconhecida de Mala e Edek, uma judia lendária que se apaixonou por um prisioneiro político polaco. O resultado é um relato dramático e comovente, uma história de coragem e de esperança, um «conto de fadas sem final feliz».

SOBRE O LIVRO

A história real, mas injustamente esquecida, de um prisioneiro polaco e de uma judia que se apaixonaram no campo de extermínio de Auschwitz é aqui reconstruída pela jornalista Francesca Paci, tendo por base os arquivos do Museu de Auschwitz, bem como documentos da época e relatos das já poucas testemunhas deste amor. Mala Zimetbaum é carismática, culta e altruísta. Edek Galinski é um indivíduo extraordinário: um dos primeiros deportados para Auschwitz-Birkenau, preso menos de dois meses após a abertura do campo de concentração, vê a máquina de genocídio nascer e crescer, mas nunca se deixa vergar. Um dia, os seus caminhos cruzam-se no campo e o amor nasce, assim como a esperança de uma vida em comum. É então que, a 24 de Junho de 1944, Mala e Edek conseguem fugir ao inferno e viver 13 dias de preciosa liberdade. Este relato de um conto de fadas, «sem final feliz, como às vezes acontece com os verdadeiros contos de fadas», dá a conhecer uma comovente história inexplicavelmente perdida no tempo.

SOBRE A AUTORA

Francesca Paci (Roma, 1971) foi jornalista em Turim, Itália, e correspondente do jornal La Stampa em Jerusalém e Londres. Foi distinguida com vários galardões, entre eles o prémio de jornalismo internacional Marco Luchetta, o Premiolino Giovani, o Prémio Colombe d’Oro para a Paz e o Prémio Internacional Maria Grazia Cutuli. Em 2008, recebeu a Comenda da Ordem de Mérito da República Italiana, pelo estudo e análise de «culturas étnicas e diferentes tradições religiosas». Tem ainda vários ensaios publicados.

Fonte 20|20editora

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar