DIA 4 DE MARÇO, NO RESTAURANTE “É UMA MESA”, O JANTAR “É UM CONVITE DO BERTÍLIO GOMES “!

442 views

É já no dia 4 de março que a Associação CRESCER promove o segundo jantar da iniciativa “É UM CONVITE”, um ciclo de jantares com chefs portugueses, desta vez com o chef Bertílio Gomes que, juntamente com a equipa de formandos da Associação CRESCER, orientados pelo chef Nuno Bergonse, irá preparar um menu único que será apresentado nesta noite especial. Com esta iniciativa, os formandos da CRESCER poderão interagir com a dinâmica do chef, aprendendo com a sua experiência, e partilhando a confeção do menu criado para a ocasião.

“Depois do primeiro jantar em que tivemos connosco o chef André Cruz, do restaurante Feitoria, a 4 de março vamos ter outro chef de relevo do panorama gastronómico nacional. Com o chef Bertílio Gomes chegam sabores algarvios, e um menu com novas técnicas e inspirações, que permitem aos formandos alargar os seus horizontes no universo da cozinha portuguesa. Pretendemos continuar a promover estes momentos de partilha, dando a oportunidade aos nossos formandos de mostrar as suas capacidades, e de aprender com grandes nomes da nossa gastronomia”, afirma Nuno Bergonse, chef consultor e “padrinho” do projeto desde o seu início.

O chef Bertílio Gomes dedica-se à reinterpretação da gastronomia tradicional portuguesa, assumindo a comida como uma forma de cultura e expressão de identidade. A ligação à terra e ao sul de Portugal marcam a sua vida e a sua cozinha, caracterizada pela valorização de ingredientes por vezes esquecidos pela alta cozinha, como o lingueirão ou o carapau, presentes no menu deste jantar, mas muitos outros também, como o pau-roxo, a salicórnia ou o feijão carito, muitos deles descobertos nas viagens ao profundo sul do país. Em 2019 inaugurou a Taberna Albricoque, junto da estação de Santa Apolónia, que transmite a autenticidade das antigas casas de comidas lisboetas, e onde a comida é servida ao compasso da sazonalidade, em que as estações marcam o ritmo da proposta gastronómica baseada no produto e receituário dos territórios do sul.

Este segundo jantar, com o chef Bertílio Gomes, tem início pelas 20h00, e traz para a mesa sabores intensos, que prometem uma experiência gastronómica de excelência, com um menu criado em conjunto com o chef Nuno Bergonse e os formandos da Associação CRESCER. O valor por pessoa é de 40€ sem bebidas, e com vinho incluído o valor é de 50€ por pessoa. As reservas podem ser feitas por telefone, através do 924 762 469, ou por email, para reservaseumconvite@crescer.org. Após cada evento, um prato do chef convidado, neste caso, o Xerém de lingueirão do chef Bertílio Gomes, ficará disponível na carta do É UM RESTAURANTE, durante dois meses.

 

MENU “É UM CONVITE DO BERTÍLIO GOMES”

 

Entrada

Tártaro de Carapau com figos secos, amêndoas e Pickles de algas (Bertílio Gomes)

Prato do mar

Xerém com lingueirão (Bertílio Gomes)

Prato de carne

Folhado de pato com cogumelos, tabouleh de lentilhas e frutos secos caramelizados (CRESCER)

Sobremesa

Tapioca cremosa com manga, gelado de coco e crumble de gengibre (CRESCER)

É uma excelente oportunidade de experiência profissional, de mostrarem a chefs e a todos os clientes que, apesar da sua situação de vulnerabilidade têm, junto da CRESCER e da Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa, a formação necessária para virem a trabalhar em qualquer restaurante. A vontade de mudar de vida, aliada às competências adquiridas na formação, fazem vir ao de cima capacidades que muitos julgavam não ter, e é extraordinário ver a evolução e assistir a estas mudanças de vida. Essa é uma das razões pelas quais deixamos o convite para que venham conhecer de perto este projeto, esta iniciativa, estas pessoas.” afirma Américo Nave, diretor executivo da Associação CRESCER.

É no número 3 da Rua Rio Cávado, no Bairro Padre Cruz, em Lisboa, que o É UMA MESA, projeto de empreendedorismo social da Associação CRESCER nasceu, em julho de 2022, com o objetivo de dar formação e criar oportunidades de emprego a pessoas em situação vulnerável, na área da restauração. Este espaço surgiu no seguimento de iniciativas anteriores como É UM RESTAURANTE, É UMA ESPLANADA, É UMA RUA, É UMA CASA, Lisboa Housing First e É UMA VIDA, entre várias outros projetos da Associação CRESCER na região de Lisboa.

 

Lançado em outubro de 2019, este programa de cariz solidário da Associação CRESCER só tem sido possível com o apoio dos seus cerca de 30 parceiros*, entre os quais: Associação de Moradores do Bairro Padre Cruz, Câmara Municipal de Lisboa, Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa, Fundação Manuel António da Mota, Instituto do Emprego e Formação Profissional, InvestWood, Makro, Missão Continente, Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, e o Instituto da Segurança Social.

 

Sobre o É UMA MESA: é um espaço preparado para acolher eventos, bem como é a base do serviço de catering que o projeto da Associação CRESCER tem à disposição para o mais diversificado tipo de ações, tanto particulares como para empresas. É aqui que muitos dos formandos da CRESCER têm a sua formação, e onde desenvolvem as suas competências profissionais na área da restauração, com vista à sua integração no mercado de trabalho. Esta iniciativa, que conta com o apoio de diversas entidades parceiras, apresenta uma grande novidade: com a possibilidade de alargar o número de pessoas abrangidas por esta iniciativa social, este projeto irá também ajudar pessoas refugiadas, migrantes e requerentes de asilo, promovendo igualmente a zona da cidade onde se insere e a economia local.

*Parceiros: Aquele Abraço, Arga Tintas, Associação de Moradores do Bairro Padre Cruz, Bombom Filmes, BPI la Caixa – Prémio Solidário 2021 (prémio), Câmara Municipal de Lisboa, Cerâmicas na Linha, Chefs Agency, Coface, El Corte Inglês, Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa, Expressão Própria, FEANTSA – Ending Homelessness Awards 3rd Edition 2021 (Prémio), Fundação Manuel António da Mota, IEFP, INNERE, InvestWood, JLL, Makro, Missão Continente, Portugal 2020, Promee, ECWS, Rede DLBC Lisboa, Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Segurança Social, TARKETT, Tétris, The Fixers, The Hotel, Bimby/Vorwerk, e Xpand.

 

 

 

INFORMAÇÕES GERAIS

 

Contactos para reservas:

Telefone – 924762469

E-mail – reservaseumconvite@crescer.org

Morada – Centro de Recursos DLBC Lisboa, Rua Rio Cávado, 3, Piso 2, 1600-702 Lisboa

É UM RESTAURANTE

Horário:

Aberto de quarta a sábado:

Terça a sexta-feira das 12h às 15h, e das 19h às 22h

Contactos:

Morada: Rua de São José, 56 – Lisboa

Telefone – 215 968 325

E-mail – info@eumrestaurante.pt

Reservas – reservas@eumrestaurante.pt

 

Fonte: Chefsagency

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar