“Descansos”, de Susana Amaro Velho

290 views

A Casa das Letras edita na próxima terça-feira, 24 de setembro, “Descansos”, quarto romance de Susana Amaro Velho, que em 2022, foi a primeira autora portuguesa a publicar pela chancela exclusiva de vozes femininas Aurora. Numa narrativa que se desenrola em quatro dias de 2017, e que culmina numa tragédia que chocou e parou Portugal, o livro explora, com profundidade, temas como a aleatoriedade da vida e os intrincados laços familiares que nos definem. É o primeiro romance da autora editado pela Leya.

A dor do luto e a reconciliação são tratados com sensibilidade, mas é, no desfecho inesperado, que o leitor se depara com uma tragédia que, ainda que decisiva, não se sobrepõe às outras dimensões da narrativa. Ao evocar os incêndios que devastaram a região de Pedrógão Grande em 2017, Susana Amaro Velho surpreende os leitores com uma metáfora poderosa que sublinha a mensagem central do livro: a vida, assim como a natureza, é imprevisível e incontrolável.

Mas “Descansos” não é sobre tragédias, e sim sobre a vida e a sua complexidade. Neste que é o primeiro livro de ficção a abordar a calamidade dos incêndios em Portugal, a autora reforça a importância de abraçarmos a incerteza com coragem e resiliência.

Laura Alarcão regressa à vila onde nasceu para assistir ao funeral da mãe com quem não se relaciona há 13 anos. Retorna a uma família devastada, ao escrutínio dos vizinhos que enfrentam os seus próprios fantasmas, a uma verdade dolorosa que a afastou da família durante anos: sente-se culpada pela morte da irmã mais nova que tragicamente caiu a um poço quando eram crianças.
Após anos de afastamento, e à medida que novas revelações contrariam tudo aquilo em que sempre acreditou, relações familiares são postas à prova, numa jornada emocional e sombria onde a busca por respostas deixará um rasto de sacrifício. Numa saga familiar profunda e comovente, Susana Amaro Velho convida o leitor a refletir sobre reden­ção e aceitação, sobre a vida enquanto coleção de eventos e consequências emocionais que se desdo­bram. Sobre a sua aleatoriedade.

“Descansos é uma teia que nos prende às múltiplas vidas que ali se vão tecendo, despudoradamente, e à beleza das palavras, tão cruas quanto poéticas, tão sensoriais quanto vorazes. Seduz-nos, para logo nos tragar as entranhas à medida que a verdade se revela, num jogo de presa e predador onde ninguém é só o que aparenta. Susana Amaro Velho assume assim a mestria de um deus a brincar aos destinos. A mestria de uma grande escritora, que este romance (se dúvidas houvesse) só vem confirmar.”, escreve a escritora Sara Rodi sobre o novo romance.

“Descansos é um livro sobre as dores que não curámos e que nos devoram diariamente, mas também sobre as linhas invisíveis que nos unem uns aos outros e nos conduzem para o nosso destino. Esta leitura fez-me sentir o medo da aleatoriedade da vida que passa por nós num sopro, mas que se torna extraordinária quando nos revela a força e a beleza nas coisas triviais que nos rodeiam. Todas estas personagens se tornaram inesquecíveis dentro de mim.”
HELENA MAGALHÃES, escritora & Fundadora Book Gang

“Mais uma vez, Susana Amaro Velho consegue dar-nos aquilo que todos procuramos quando abrimos um livro: uma história que apaixona, personagens inesquecíveis, um mundo para desvendar página a página com enorme prazer, e que, no fim, se despede do leitor com um murro no estômago. Descansos mostra-nos a face mais humana da nossa portugalidade. Sem dúvida uma das minhas escritoras favoritas, com certeza um dos seus melhores livros.”
MARIA ISAAC, escritora

“Repleto de personagens peculiares e tão reais, este romance confronta a força dos laços familiares e de um primeiro amor com o trauma da culpa e da memória, mostrando-nos o que há de mais obscuro e luminoso na alma humana. O retrato de uma vila na iminência de uma tragédia, uma menina que se transformou em pássaro, segredos antigos que emergem à superfície. Descansos confirma Susana Amaro Velho como uma das melhores vozes da ficção portuguesa.”
MIGUEL D’ALTE, escritor

Susana Amaro Velho nasceu em Mafra em março de 1986. Estudou jorna­lismo, trabalhou como freelancer durante alguns anos e, mais tarde, concluiu a licenciatura em solicitadoria, onde viria a trabalhar na área da recuperação de cré­dito. Cria histórias desde que se lembra, anda sempre com um caderninho e uma caneta, e a leitura e a escrita são as suas grandes paixões. Editou o primeiro romance em 2017, As Últimas linhas Destas Mãos. Em 2022, foi a primeira autora portuguesa a publicar pela chancela exclusiva de vozes femininas Aurora, com Inquieta, onde viria também a reeditar Bairro das Cruzes. Participou ainda no projeto O Sono Delas em coautoria. Vive na paz da aldeia com o marido e os três filhos pequenos, fonte inesgotável de histórias felizes e muitas dores de cabeça. Descansos é o seu quarto romance.

 

Fonte: LeYa

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar