Cozinha de Chef, de Marlene Vieira

516 views

Munida de ingredientes portugueses, típicos das várias regiões do país, a chef Marlene Vieira desafiou, nas duas temporadas do programa Cozinha de Chef, do canal Casa e Cozinha, os espectadores a acompanhá-la numa viagem pelos sabores mais emblemáticos da nossa tradição gastronómica.

Agora em Cozinha de Chef, o livro, apresenta-nos 45 receitas práticas, para pratos do dia a dia, mas com um toque de classe, que o leitor poderá replicar em casa para um jantar digno de um restaurante «com estrela Michelin».

Com ingredientes usuais de todos os dias, que todos temos nas nossas cozinhas, a chef Marlene mostra-nos que podemos fazer verdadeiros «manjares dos deuses». Delicie-se e impressione com as pataniscas de bacalhau premiadas da chef, com um bacalhau com creme de caldo-verde ou uma francesinha de atum e camarão e termine com um papo de anjo com compota de laranja e fios de ovos, por exemplo. Mas há muitas mais opções para todos os gostos. Bom apetite!

Marlene Vieira

Quando tinha 12 anos pedi aos meus pais que me deixassem trabalhar, durante as férias de verão, num restaurante onde o meu pai entregava carne. Após essas férias, a minha vida passou-se entre a escola e a cozinha. Aos 16 anos inscrevi-me na Escola de Hotelaria de Santa Maria da Feira.

Comecei por trabalhar num hotel de charme em Vila do Conde. Depois de um ano e meio, decidi fazer a mochila e viajei até Nova Iorque onde durante dois anos trabalhei num restaurante português (Alfama) em Manhattan. Regressei a Portugal e trabalhei em hotéis de 5 estrelas e alguns restaurantes. Em 2009 participei pela primeira vez no concurso Chefe Cozinheiro do Ano, onde maioritariamente participavam homens.

Com um longo percurso na restauração, Marlene Vieira lidera neste momento três restaurantes em Lisboa: Marlene, considerado o melhor restaurante de 2022 segundo os prémios Mesa Marcada; o ZUMZUM Gastrobar e o MARLENE VIEIRA FOOD CORNER no Mercado Time Out.

Em televisão conta já com várias participações na última década como o Chefs Academy (2013), A História da Gastronomia Nacional (2019), o MasterChef Portugal (2021) e Cozinha de Chef (2023) e, em 2018, publiquei o livro Os Doces da Chef Marlene, na Casa das Letras.

 

A sessão de lançamento de Cozinha de Chef, de Marlene Vieira decorrerá no dia 25 de setembro, às 18h00, no Congresso dos Cozinheiros – NIRVANA STUDIOS, em Oeiras. O livro será apresentado pelo Chef João Sá e por Paulo Amado.

 

Fonte: LeYa

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar