Chef André Cruz apresenta o Moscatel de Setúbal como próximo produto-estrela do menu Local Stars da TAP Air Portugal em parceria com o The Art of Tasting Portugal

216 views

O tão apreciado Moscatel de Setúbal é a base para o próximo menu Local Stars, preparado pelo chef André Cruz, chef executivo do restaurante Feitoria*, que será servido aos passageiros na Classe Executiva dos voos de longo curso da TAP Air Portugal, com partidas de Lisboa. O projeto Local Stars resulta da parceria entre a companhia aérea nacional e o The Art of Tasting Portugal (TAOTP), que, a cada dois meses, seleciona uma região de Portugal e um chef, escolhido pelas suas fortes ligações a esse território, que elege um produto-estrela que simbolize a região em destaque e que serve, também, de inspiração para o menu de autor.

“Ao darmos as boas-vindas a bordo dos nossos aviões ao menu criado pelo chef André Cruz, prosseguimos na TAP com este projeto e com a nossa missão de servir aos nossos clientes o melhor de Portugal. Entre vários produtos típicos da Península de Setúbal, teremos o Moscatel de Setúbal como produto-estrela, incluído quer no prato de carne, quer na sobremesa.”, comenta Catarina Índio, Head of Inflight and Ground Product da área de Customer Engagement da TAP Air Portugal.

Esta é a segunda edição do projeto Local Stars, com a participação de alguns dos chefs mais reconhecidos no panorama gastronómico nacional. “Esta iniciativa teve início em 2023, com a principal motivação de valorizar a Portugalidade, promover o país e as diversas regiões através de menus de autor assentes nos produtos mais icónicos de cada região, assinados por grandes nomes da cozinha portuguesa. Após o sucesso da primeira edição, o TAOTP associou-se mais uma vez à TAP Air Portugal para dar continuidade à iniciativa Local Stars, com a certeza da importância deste reconhecimento e mapeamento da gastronomia nacional”, refere Patrícia Dias, cofundadora do The Art of Tasting Portugal.

“Portugal tem um património gastronómico riquíssimo e, embora seja reconhecida a sua diversidade, sentimos que ainda há muito para descobrir. Com a ajuda de chefs talentosos, o projeto Local Stars é o primeiro cartão-de-visita da nossa cozinha, apresentado a bordo da TAP Air Portugal, com menus preparados com a atenção em todos os detalhes, fazendo sobressair o produto-estrela e a alta qualidade dos nossos chefs”, explica Adriana Fournier, cofundadora do The Art of Tasting Portugal.

Situada no litoral Oeste a Sul de Lisboa, da Península de Setúbal sobressai o Moscatel de Setúbal, o produto escolhido pelo chef André Cruz tendo em conta a sua relevância para esta região vitivinícola de Portugal, caracterizada por uma grande diversidade geográfica. Com um clima misto, sub-tropical e mediterrânico, influenciado pela proximidade do Oceano Atlântico e dos rios Tejo e Sado, é nestas terras que se produz este vinho generoso de castas moscatel, reconhecido pelas Denominações de Origem Controladas “Setúbal”. Com um aroma intenso a flores de laranjeira e um sabor meloso e cheio, este vinho evolui com a idade para notas de frutos secos, passas e café. E, é com base nesta excelência, que o chef André Cruz preparou o menu, que tem como entrada uma Salada de atum, pickle de cebola de Setúbal, tomate e rabanetes; de prato principal, Ossobuco de vitela, molho de Moscatel de Setúbal, puré de cenoura e legumes Primavera; encerrando com um Pudim de leite de ovelha, vinagre de Moscatel de Setúbal e bolacha Piedade.

“O projeto Local Stars faz todo o sentido para mim pois aproxima produtos, produtores e gastronomia. Na minha quinta biológica tenho a oportunidade de ter acesso a legumes, frutas, animais e apicultura, o que me dá uma noção daquilo que os produtores necessitam, valorizando ainda mais a alta qualidade do produto nacional”, refere o chef André Cruz, acrescentando: “A minha Local Star é, sem dúvida, o Moscatel de Setúbal, produto icónico da nossa região. Aqui, o vinho e a comida convivem em harmonia, um eleva o outro, e fazia todo o sentido escolhê-lo para homenagear a Península de Setúbal, que é única. Tem serra, costa e produtos da terrabeneficiando de um terroir diferenciado, ideal para a produção deste vinho licoroso, ímpar no mundo”.

O chef André Cruz é natural do distrito de Setúbal, beneficiando de uma natural ligação ao mar, ao rio e à terra, a juntar a proximidade da cidade de Lisboa, o que lhe permitiu desenvolver uma consciência de sustentabilidade, aproximação aos produtores e respeito pela sazonalidade do produto. Atualmente, André Cruz é o chef executivo do restaurante Feitoria, distinguido com uma Estrela MICHELIN, reconhecido pela autenticidade dos sabores e uma cozinha contemporânea, criativa e assente numa base tradicional.

Durante os meses de maio e junho, os passageiros da Classe Executiva dos voos de longo curso da TAP vão poder provar este menu de autor e ter acesso aos conteúdos de divulgação da experiência The Art of Tasting Portugal desenvolvida para esta iniciativa, que assume o chef André Cruz como embaixador dos sabores de Setúbal. Esta é uma experiência que tem início no mar, na marina de Sesimbra, onde o chef André Cruz acolhe os visitantes, levando-os de barco em direção às águas azuis e translúcidas da Praia da Ribeira do Cavalo. Aqui, vão poder apanhar marisco e peixe, que será servido mais tarde ao almoço. Depois deste momento, o chef encaminha-os para uma prova de moscatéis especiais, da coleção privada da Casa Horácio Simões, onde terão a oportunidade de conhecer as características deste vinho licoroso. Esta experiência é finalizada da melhor forma, com um almoço na quinta do chef André Cruz, no Pinhal Novo, preparado com produtos da região e o marisco e peixe apanhados no início da manhã, harmonizado com vinhos da região, na envolvência do campo que faz parte da vida quotidiana do chef.

A bordo da TAP Air Portugal, nos voos de longo curso, estão também disponíveis em todos os ecrãs vídeos alusivos ao projeto, onde o chef do respetivo menu faz o enquadramento sobre o produto regional, a região e o produtor em destaque, bem como a receita do prato principal. Os passageiros podem saber mais sobre o The Art of Tasting Portugal e esta iniciativa, bem como adquirir a experiência desenvolvida, no website do TAOTP e nos canais digitais Miles&Go e Portugal Stopover da TAP.

O The Art of Tasting Portugal apresenta uma abordagem ao país enquanto destino gastronómico diferenciador, destacando a essência de cada região, da sua gastronomia e dos produtos de excelência que se encontram no território nacional, agregando a comunidade de pessoas cujo trabalho se destaca nesta atividade. Com base na premissa de que a gastronomia portuguesa é um dos principais argumentos de Portugal enquanto destino turístico, que deve ser exaltado e valorizado, esta plataforma apresenta um produto turístico baseado em experiências de ênfase gastronómico, concebidas para proporcionar momentos memoráveis, num formato que se extrapola da vertente de um estabelecimento de restauração para a envolvente da região e do país, refletindo assim as mudanças nas tendências internacionais do turismo, muito focadas hoje em dia na diferenciação, reconhecimento e valorização do acesso direto aos intervenientes e ao tempo e dedicação que estes entregam as estes momentos e vivências.

 

 

 

Online

Website – https://theartoftastingportugal.com/

IG – theartoftastingportugal

FB – theartoftastingportugal

Fonte: Chefsagency

 

 

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar