“Canábis. Maldita e Maravilhosa”

189 views

A sessão de lançamento do livro Canábis. Maldita e Maravilhosa, de Margarita Cardoso de Meneses que acaba de chegar às livrarias, decorrerá no dia 16 de maio, às 18h30, no Museu da Farmácia, em Lisboa. O livro será apresentado por Laura Ramos e contará com a participação de João Taborda da Gama.

A canábis foi proibida definitivamente em meados do século XX pelos seus efeitos psicotrópicos, devido a uma campanha destinada a servir interesses pouco claros. E, assim, a mesma planta que – três milénios antes de Cristo, já era utilizada na China para produzir chás medicinais – e que viria a fornecer velas e cabos quase indestrutíveis aos navegadores portugueses – tornava-se ilegal, passando a ser encarada como uma droga infame, capaz de levar os jovens à loucura e à morte… Mais recentemente, porém, a legalização da canábis começou a ser reclamada por uma parte considerável da sociedade graças às suas múltiplas virtudes e usos, sendo a dimensão psicotrópica apenas um deles.

Ao longo destas páginas, viajamos pela incrível diversidade que, sob todos os pontos de vista, a canábis encerra. Identificamos as principais características de cada uma das suas variedades, percebemos a diferença fundamental entre plantas macho e plantas fêmea, percorremos a já longa história da relação do ser humano com a «erva» e descobrimos os verdadeiros motivos que conduziram à sua proibição. Ficamos também a saber o que diz a ciência sobre este fármaco ímpar e a conhecer o enorme impacto do chamado «ouro verde» nas diversas atividades económicas que geram lucros cada vez mais expressivos.

Com uma visão de 360 graus, este é um livro fundamental para compreender esta planta maldita e maravilhosa que, no fim de contas, será sempre aquilo que o Homem quiser fazer dela.

Margarita Cardoso de Meneses

Interessa-se desde cedo pela canábis nas suas várias dimensões, tendo-se tornado uma voz respeitada neste tema em Portugal. Começou o seu percurso profissional na RDP e passou pelos diários Público e El Mundo, antes de se dedicar como freelancer ao jornalismo de viagens, nas revistas Volta ao Mundo e Blue Living e nos suplementos Fugas (do Público) e DN Destinos (Diário de Notícias). Colaborou também com a primeira revista Cânhamo portuguesa e com a revista original, homónima espanhola.

Depois de vários anos a viver no estrangeiro, regressou a Portugal por alturas da discussão sobre a legalização da canábis medicinal. Começou então a escrever para o site da associação Cannativa e depois para o site Cannareporter e para a Cannadouro Magazine, meios com os quais colabora de forma regular, enquanto se dedica à investigação sobre a canábis e outras substâncias.

Ficha do Livro:

Título: Canábis. Maldita e Maravilhosa

ISBN: 9789896619084

PVP C/ IVA: 15,90€

 

Fonte: LeYa

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar