Biografia de Padre Cruz, uma das figuras mais populares da igreja portuguesa chega agora às livrarias com o título Padre Cruz. O Santo do Povo l De Ana Catarina André e Sara Capelo

728 views

De Ana Catarina André e Sara Capelo
A biografia “Padre Cruz. O Santo do Povo” chega hoje às livrarias.

A vida de Francisco Rodrigues da Cruz, conhecido em todo o país como Padre Cruz, uma das figuras mais populares da igreja portuguesa chega agora às livrarias com o título “Padre Cruz. O Santo do Povo”, de Ana Catarina André e Sara Capelo.

Esta é a história do rapaz frágil de Alcochete que se tornou padre e dedicou a vida aos pobres, aos presos e aos doentes. Francisco Rodrigues da Cruz percorria dezenas de quilómetros para pregar, confessar e ajudar quem dele precisava. Aceitava as esmolas dos mais ricos para entregar a quem nada tinha e batia à porta de pessoas influentes e poderosas, como Salazar e Carmona, para lhes pedir que intercedessem pelos desprotegidos. Com fama de santo desde cedo, desempenhou um papel decisivo na credibilização das aparições de Fátima e foi o primeiro confessor da Irmã Lúcia. São muitos os milagres que lhe são atribuídos. Mais de sete décadas passadas sobre a sua morte, fiéis de todo o país continuam a acorrer ao seu túmulo, em Lisboa, onde fazem fila para rezar.
O Padre Cruz pode ser declarado santo em breve – o processo decanonização está em curso.

Sobre as autoras
Ana Catarina André. Jornalista, nasceu em 1986 e cresceu em Sobral de Monte Agraço. Licenciada em Ciências da Comunicação, é mestre em Ciência Política e Relações Internacionais pela Universidade Nova de Lisboa. Estreou-se na revista Sábado e, desde então, já colaborou com o Público, Diário Económico, Diário de Notícias e Visão. Atualmente integra a redação da Renascença. Em 2022 foi uma das vencedoras dos prémios do Observatório de Ciberjornalismo. É autora de Os Pombos da Senhora Alice – Envelhecer em Portugal (2020), Confrarias de Portugal (2019) e coautora de Peregrinos (2017).

Sara Capelo. Nasceu no Barreiro em 1986. Estudou Ciências da Comunicação e Ciência Política e Relações Internacionais na Universidade Nova de Lisboa. Estagiou no Público, trabalhou numa rádio universitária e num jornal local. Escreveu sobretudo sobre saúde, em outros meios da imprensa escrita. Foi jornalista na Sábado entre 2008 e 2022. Ganhou o Prémio de Jornalismo Económico (Santander/Nova 2013). É autora de Os Estrangeiros que Mandaram em Portugal (2014) e coautora de Peregrinos (2017). É consultora de comunicação.

Ficha do Livro
Título: Padre Cruz. O Santo do Povo
Nº págs: 240
ISBN: 9789896616700
PVP C/ IVA: 15,90€

 

Fonte: Leya

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar