“Biblioterapia”, da britânica Bijal Shah, o poder terapêutico da leitura com livros para várias situações

116 views

A Casa das Letras edita na próxima terça-feira, 8 de abril, “Biblioterapia”, da britânica Bijal Shah, que explica o poder terapêutico da leitura  com uma lista de de livros, de A a Z, para todos os gostos e necessidades, incluindo vários títulos de autores portugueses, exclusivamente escolhidos e pensados para esta edição.

Os benefícios terapêuticos da literatura são conhecidos há séculos, mas o termo “biblioterapia” foi usado pela primeira vez pelo ensaísta americano Samuel Crothers, em 1916. Porque se sabe que a leitura de romances é uma forma económica e acessível de terapia e pode até, em alguns pacientes, substituir por completo a psicanálise. O próprio Freud não era alheio ao conceito de biblioterapia e acreditava que a literatura poderia ser uma ferramenta útil, pois proporcionava uma forma de explorar os seus próprios desejos e motivações inconscientes.

Baseando-se na sua vasta experiência pessoal, trabalho com clientes e pesquisa, Bijal Shah oferece assim uma abordagem prática para organizar uma lista de leitura que se adapta a cada estado de espírito e ocasião. A autora partilha histórias reais para ilustrar como a biblioterapia foi usada para abordar um vasto número de ansiedades e preocupações. E quais os livros e as técnicas utilizadas em cada caso.

“Ler sobre as experiências de sofrimento dos outros também nos oferece uma compreensão mais profunda dos extremos do comportamento humano; por exemplo, a nossa capacidade de crueldade extrema, como vemos em O Diário de Anne Frank e em A História de Uma Serva, de Margaret Atwood. Estes livros permitem-nos compreender a experiência de outra pessoa através de uma leitura empática, de modo que começamos a reconhecer a sua dor, o seu sofrimento e a sua experiência. Ao fazê-lo, podemos estabelecer uma ligação com eles através das emoções dolorosas que trazem ao de cima em nós, convidando à exploração e examinação de nós próprios, e talvez até mesmo à catarse. Este livro é para todos os que, como eu, já se viraram para a literatura como fonte de consolo, superação, apoio, compreensão e até transformação.”

BIJAL SHAH é biblioterapeuta, conselheira, autora e jornalista freelancer. É a fundadora da Book Therapy, que oferece biblioterapia individual, de casais e de grupo, cura­doria literária e serviços de leitura personalizada, bem como formação em Biblioterapia. As recomendações de livros de Bijal foram já publicadas no The Guardian, Marie Claire, NBC News e em várias outras publicações. É membro da Federação Internacional de Associações de Bibliotecários e da Associação Americana de Bibliotecários. Este livro poderá mudar a sua forma de ver a leitura e, possivelmente a sua vida.

 

Fonte: Leya

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar