AMÁLIA RODRIGUES – “ENSAIOS”

22132 views

«E tenho mania de perfeição, de totalidade. A mim as coisas só me parecem completas quando as tenho todas. Mesmo na música, sou assim; quero sempre fazer mais, fazer melhor.»

No ano do Centenário de Amália Rodrigues, a Valentim de Carvalho edita um disco duplo que revela um novo ambiente discográfico, momentos que jamais se repetirão e que são um extraordinário património sonoro.

“Ensaios” é um arrojado exercício de intimidade artística, que nos remete para momentos de criação, a que o grande público raramente tem acesso. Um disco que só seria superado pela possibilidade de termos estado naquelas sessões.

Nestes ensaios, em estúdio e em casa de Amália, compreende-se que a cantora é mais do que uma intérprete. Evidencia-se o processo de busca e repetição, de quase co-composição com Alain Oulman, até à perfeição. Um percurso essencial e necessário até à forma final de importantes fados da sua carreira.

O primeiro disco de “Ensaios” reúne gravações de Amália em estúdio e as suas conversas com os músicos e o técnico Hugo Ribeiro. O segundo disco, gravado em sua casa, revela um testemunho verdadeiramente entusiasmante dessa faceta criativa e eterniza a voz de Alain Oulman a cantar para Amália.

A edição é complementada por um livro que traça a cronologia de 1970, um ano em que Amália actuou um pouco por todo o mundo – do Japão à Itália, dos EUA à Alemanha – e também por Portugal.  Para além de fotografias inéditas da cantora, são também reproduzidas imagens dos cadernos manuscritos de Alain Oulman com partituras e poemas experimentados nestes “Ensaios”. O livro é ainda enriquecido por notas explicativas sobre cada um dos fados, textos de autoria de Frederico Santiago, coordenador da edição.

Tão raro, quanto íntimo, este disco será uma peça fundamental para compreender não só o seu legado como a própria Amália.

 

Fonte: Valentim de Carvalho

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar