AMÁLIA AT THE OLYMPIA

735 views

O lançamento do livro Amália at the Olympia da autoria da etnomusicóloga norte-americana Lila Ellen Gray terá lugar no próximo dia 24 de setembro, pelas 16h00, no Jardim da Casa-Museu Amália Rodrigues.

No cerne desta obra, recém-publicada na Série 33 1/3 Europe da editora Bloomsbury, está o álbum Amalia à l’Olympia (1957, France, Columbia) que regista a estreia musical de Amália Rodrigues na histórica sala de espetáculos parisiense, durante a primavera de 1956. O livro persegue vestígios — capas de discos, fotografias, partituras, programas de espetáculo, notícias de imprensa, vestidos… — para decifrar os aspetos mais sentimentais e corporais da voz de Amália gravada ao vivo. Como pano de fundo, uma questão inescapável: que lugar ocupa este vinil (assim como as suas circunstâncias originais) na formação da celebridade que ainda hoje perdura?

A sessão em que a obra será apresentada por Rui Vieira Nery, Frederico Santiago e Teresa Gentil contará com a presença da autora. A moderação será partilhada por Ana Gonçalves e Joana Machado. O evento é uma organização conjunta do CRIA-Centro em Rede de Investigação em Antropologia e da Fundação Amália Rodrigues, no âmbito das Jornadas Europeias do Património, este ano dedicadas ao património vivo.

24 SETEMBRO – Jardim da Casa-Museu Amália Rodrigues – 16h

Fonte: iscte-iul.pt

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar