“A Última Fronteira”

617 views

Oito anos de investigação em várias rotas migratórias e numa dezena de países. A Última Fronteira, de André Carvalho Ramos chega às livrarias a 20 fevereiro

Um testemunho completo e desconcertante sobre as histórias de refugiados e sobre como a Europa está a responder a um dos temas mais polémicos da nossa sociedade. A ÚLTIMA FRONTEIRA é o primeiro livro do jornalista André Carvalho Ramos, que recebeu mais de uma dezena de prémios e distinções nacionais e internacionais, acompanhou as diferentes rotas migratórias na Europa e esteve em cenários de conflito, como a Ucrânia e a Palestina. Chega às livrarias a 20 fevereiro, com prefácio de Paulo Portas.

A sessão de apresentação decorrerá no dia 28 de fevereiro, às 18h30, na Livraria Buchholz, em Lisboa. O livro será apresentado por Cristina Reyna.

Sinopse

A guerra na Ucrânia expôs o desinteresse da política europeia pela integração dos refugiados do Médio Oriente e de África, deixando à vista um sistema de dois pesos e duas medidas que discrimina e mata.

Para esses refugiados, a travessia do Mediterrâneo é apenas o princípio da jornada mais dolorosa da sua longa marcha. Isto para os que sobrevivem, porque há aqueles que ficam pelo caminho – alguns estão enterrados em solo europeu, sem que as famílias se consigam despedir deles, outros jazem em parte incerta, com os seus corpos por encontrar.

Este livro é o resultado de uma investigação de oito anos levada a cabo por ANDRÉ CARVALHO RAMOS, jornalista da TVI e da CNN Portugal, em várias rotas migratórias e numa dezena de países, de Portugal à Palestina, da Grécia à Ucrânia, passando pela Alemanha, Polónia ou Roménia.

Um testemunho completo e desconcertante, onde se escuta a voz de quem mais sofre, e se pressente que uma Europa-fortaleza jamais conseguirá travar as migrações – apenas as tornará mais perigosas e mortíferas. Com prefácio de Paulo Portas.

Sobre o autor

ANDRÉ RAMOS CARVALHO é jornalista e recebeu mais de uma dezena de prémios e distinções nacionais e internacionais. Conquistou um Golden Nymph Award, entregue pelo Príncipe Alberto II do Mónaco, e o prémio de melhor cobertura jornalística no Festival de Televisão de Veneza. Acompanhou as diferentes vagas migratórias na Europa e esteve em cenários de conflito, como a Ucrânia e a Palestina. Especializou-se em política europeia e refugiados e, inspirado neste livro, realizou o documentário A Última Fronteira, finalista do Prémio Gabo, uma das distinções internacionais de jornalismo mais relevantes a nível mundial, instituído pela fundação do escritor e Nobel da Literatura Gabriel García Márquez.

Ficha do Livro:

Título: A ÚLTIMA FRONTEIRA l ISBN: 9789896619046 l PVP C/ IVA: 17,90€

 

Fonte: LeYa

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar