A Primeira Viagem em Redor do Mundo, de Antonio Pigafetta

743 views

O livro A Primeira Viagem em Redor do Mundo é a mais preciosa fonte de informação sobre a viagem de Fernão de Magalhães e foi publicado pela primeira vez em Veneza, em 1536, tendo sido adaptado em várias línguas. Este relato vigoroso e preciso sobre as privações e desventuras nas quais se viu envolvida uma das mais importantes expedições de descobrimentos da História é publicado agora pela mão da Oficina do Livro.

Sobre o livro

Em agosto de 1519, Fernão de Magalhães içou âncoras do porto de Sevilha, ao serviço da Coroa espanhola. Tinha assim início a primeira viagem em redor do Mundo e com ela seriam descobertas novas rotas de navegação e alterados todos os mapas da Terra existentes até então. Magalhães comandava cinco navios e 237 homens. Embarcado como representante da corte de Veneza na expedição espanhola, estava Antonio Pigafetta, um marinheiro que sobreviveu à terrível viagem e se celebrizou como cronista da grande aventura. Cruzaram aquele que seria batizado de estreito de Magalhães, descobriram o maior oceano da Terra (o Pacífico), passaram pela Ásia – onde Magalhães foi tragicamente morto por nativos filipinos –, contornaram a África e então regressaram a Espanha, em setembro de 1522. A armada havia sido reduzida a um só navio, o Victoria, e 18 homens famintos, entre eles Pigafetta.

Antonio Pigafetta foi um nobre italiano do Renascimento que exerceu funções de cronista, explorador e geógrafo ao serviço da República de Veneza. Além disso, foi cavaleiro da Ordem de Malta, e considera-se que terá sido o primeiro europeu a relatar a descoberta do estreito de Magalhães.

Em 1518 foi viver para Espanha. Fez parte da expedição capitaneada por Fernão de Magalhães, que culminou na primeira circum-navegação do globo. Daí nasceu A Primeira Viagem em redor do Mundo, que se converteu principal fonte de informação sobre a viagem de Magalhães e Sebastián Elcano, e sobre a própria vida de Pigafetta.

 

Fonte: LeYA

Ads

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar