A lesma arrasta-se – Eduardo Arimateia

764 views

O mergulho intenso no leito de um rio de poesia.

“27.
É julho, agosto, setembro
Sol, sol, sol.
Sabe a laranjada, a sal,
a dias sem fim.
O perfume das tílias,
a bola que foge dos pés.
Os dias que alternavam sem terminarem,
voltavam ao pequeno almoço
com pão e manteiga e marmelada quanto baste. De vez em quando, alguém se despedia até depois, sem direito a nuvens e camisola suadas. Mudava-se de cenário para as dunas que ainda não eram divãs, onde se escondiam divas francesas debaixo do sol.
Hora de trocar os heróis dos livros aos quadradinhos.”

 

O tempo atravessa a poesia de Eduardo Arimateia com um exército de memórias aparentemente perdidas, que engolem o leitor desde o primeiro verso. Em “A lesma arrasta-se”, seu livro de poesia, há um convite a um mergulho intenso num leito de um rio que segue o caminho do pensamento, entre o corriqueiro e algo de singularmente místico da experiência humana.

Numa dança ora suave, ora violenta, a palavra une o corpo do poeta ao do leitor, que necessariamente se detém em sensações familiares e também estranhas. O ritmo dos versos é pulsante, mas as ideias emaranham-se lentamente naquilo que se apresenta, com todo o nexo, no absurdo – como a lógica de um sonho longo do qual não se consegue acordar.

Numerados e encadeados, os poemas da obra de Arimateia não se pretendem constituir numa narrativa lógica, mas no desdobramento de pensamentos suspensos e não lineares, próprios da vitalidade de sentimentos que nem sempre conseguimos expressar, mas que, num lugar comum da metafísica da experiência, conhecemos.

SOBRE O AUTOR

Eduardo Arimateia nasceu em Hartford, Connecticut, EUA. Vive em Viseu. Publicou em 2019 Livro Venenoso na By the Book com prefácio de Filipa Martins e ilustrações de Alice Geirinhas.

 

A LESMA ARRASTA-SE

Eduardo Arimateia
Editora Gato-Bravo, Lisboa, 2023 ISBN 9789899069442
56 páginas
Preço: 12 €

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar