#15 PENSAR A EXISTÊNCIA

1380 views

«Aventuras de João sem medo» de José Gomes Ferreira

 José Gomes Ferreira, com as aventuras de um João sem medo, empurra o leitor para mundos desconhecidos repletos de lições que deveriam estar frescas na memória de todos.

A história começa quando numa terra repleta de tristeza, de nome «Chora que logo bebes», um menino cheio de bravura, João Sem Medo, decide saltar o muro e aventurar-se por novas terras: “É proibida a entrada a quem não andar espantado de existir.”

Estão os dados lançados para o início de uma aventura que parece não ter fim. Confrontado com a escolha entre o caminho belo ou feio, João começa a interiorizar a ideia de que a decisão que tomou será tudo menos fácil, adivinhando-se momentos de verdadeiras desventuras, receios e, acima de tudo, fantasias tais e tamanhas quase incapazes de competir com a sua capacidade de acreditar.

Mais do que um mundo de fantasia, as aventuras de João revelam, também, um panorama de lição moral, social e política para o qual o autor, magistralmente, aponta através dos fantásticos apêndices que só a magia fortalece e conduz ao melhor caminho da existência.

Por Denise Rolo

Ads

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar