Visitas virtuais aos museus e monumentos de Lisboa
Os museus e monumentos da cidade de Lisboa, à semelhança de outros locais, encerraram portas. Felizmente, existem janelas virtuais que nos permitem aceder a muitos destes espaços. Arte, música, ciência, comunicação, património, história são algumas das temáticas abertas a visitas virtuais.
Obras de arte contemporâneas e clássicas, património imaterial, a história da cidade e informação sobre a importância de muitas personalidades nacionais estão, neste momento, acessíveis à distância de um clique. Arte, música, ciência, comunicação, património, história são algumas das temáticas abertas a visitas virtuais.
Esta é a oportunidade para conhecer, na Fundação Calouste Gulbenkian, a Coleção do Fundador, com objetos do Egito, do Oriente Islâmico e obras de Rembrant, Monet ou Rodin. Ainda na Fundação é possível visitar a Coleção Moderna, onde se encontram representados nomes como os de Paula Rego, Amadeo de Souza-Cardoso ou Almada Negreiros.
Para os que gostam de ciência, o Museu Nacional de História Natural permite explorar, entre outros, o Laboratório Chimico e a exposição Coleções de Naturalista. Já no Museu de Etnologia são dadas a conhecer as Máscaras de Transfiguração e Universalidade e as Pinturas Cantadas de Naya.
Também o Museu Nacional dos Coches partilha, nas suas redes sociais, visitas e exposições virtuais, peças da coleção, curiosidades e ainda alguns desafios.
A arte urbana espalhada pelas ruas da capital fica agora acessível a todos na Galeria de Arte Urbana online.
Para além destes locais existem muitos outros que oferecem cultura e património a partir de casa.
Aqui ficam os alguns sites que pode visitar:
Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado
Museu Nacional dos Coches e no facebook
Casa-Museu Anastácio Gonçalves
Museu Nacional de História Natural e da Ciência
foto: “Vanitas” de Paula Rego, Fundação Calouste Gulbenkian
Fonte Agendalx