Uma Viagem pelo Mundo da Cerveja Artesanal Portuguesa, de Domingos Quaresma e Bruno Aquino é uma visita guiada ao fabuloso mundo da cerveja artesanal.

313 views

Num mundo perfeito toda a cerveja seria artesanal, fruto da paixão inspirada de mestres cervejeiros e feita com a melhor selecção de ingredientes em processos apurados ao longo de gerações.

A cerveja é a mais popular e social das bebidas. Cada copo de cerveja é um conjunto único de sensações, concebido para ser partilhado entre amigos.

O que lhe propomos é uma visita guiada a este mundo fabuloso – o da cerveja artesanal. Uma visão abrangente sobre a história, ingredientes, estilos e harmonizações com comida. E um incentivo claro a que se aventure a fazer a sua própria cerveja.

Sabia que há mais de 7 mil anos os povos da Mesopotâmia já faziam cerveja?

Sabia que pode produzir cerveja em casa de forma simples e barata?

Sabia que existem tipos de cerveja que pode deixar envelhecer e outros que deve beber logo?

Sabia que os vários estilos de cerveja devem ser bebidos a temperaturas diferentes?

Sabia que existem vários tipos de copo conforme o estilo de cerveja que se vai beber?

Sabia que existem hoje mais de 100 marcas portuguesas de cerveja artesanal?

Descubra a resposta a estas questões e explore o mundo da cerveja artesanal portuguesa!

BRUNO AQUINO

É o rosto da cerveja artesanal em Portugal e um dos bons embaixadores que temos em eventos no estrangeiro.

Tem dedicado toda a sua energia criadora a tirar cursos, organizar concursos, dar palestras e escrever artigos. Já há uns anos que andava a pensar em escrever um livro sobre cerveja artesanal mas o facto de escrever as notas de prova de mais de 12500 cervejas que já bebeu deixava-o com pouco tempo livre.

Refere, por várias vezes, de uma forma simples e clara, que gosta de todos os estilos de cerveja, mas foi ao beber uma quadrupel belga que sentiu o chamamento de dedicar a sua vida à divulgação da cerveja artesanal.

DOMINGOS QUARESMA

Assume sem pudores que a escrita é a melhor maneira que encontrou de dar alguma utilidade à acidez do seu humor. Não tendo formação cervejeira digna desse nome, o seu conhecimento resulta de todas as caricas que já fez saltar e de ter uma audição atenta, que lhe permite escutar as conversas de entendidos nas mesas em redor da sua.

Acompanha o movimento cervejeiro artesanal português desde 2005, altura em que as coisas ainda se passavam maioritariamente em caves escuras e garagens. Numa noite de copos mais animada prometeu que havia de escrever o primeiro livro sobre cerveja artesanal portuguesa.

Um conservador desenvergonhado e por isso mesmo amante de cerveja belga, vive com a mágoa dos monges Trapistas nunca se terem estabelecido em Portugal.

Ficha do Livro:

Título: Uma Viagem pelo Mundo da Cerveja Artesanal Portuguesa

Nº págs: 224

ISBN: 9789897801112

PVP C/ IVA: 20,90€

Ads

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar