Os The Lumineers anunciam hoje o lançamento do seu novo álbum muito aguardado, ‘Automatic’, pela editora Dualtone (EUA e Canadá) no dia 14 de fevereiro de 2025. O álbum já se encontra disponível para pré-reserva.
Sendo o quinto álbum de estúdio da banda nomeada duas vezes para os prémios GRAMMY® e presença habitual nas tabelas de vendas, bem como um novo lançamento num período superior a três anos, ‘Automatic’ é anunciado pelo entusiasmante novo single, “Same Old Song”, já disponível a nível mundial. A faixa, tal como o resto do álbum, foi escrita pelos cofundadores Wesley Schultz e Jeremiah Fraites. Ser uma das poucas bandas de topo que escreve todo o seu próprio material é, diz Schultz, “um distintivo de honra único”.
“Este álbum marca 20 anos de composição de canções por mim e o Jeremiah”, afirma Wesley Schultz. “O álbum explora alguns dos disparates do mundo moderno, como a linha cada vez mais ténue entre o que é real e o que não é, bem como a variedade de formas de nos entorpecermos enquanto tentamos combater o tédio e o excesso de estímulo.”
Uma crónica veloz de desventuras que mostra o inegável talento dos The Lumineers para uma festa continuada, “Same Old Song” é acompanhada de um videoclip oficial com Schultz e Fraites a atuar em frente a uma tela viva onde as cenas se desenrolam como filmes caseiros em VHS, criando uma colagem metamorfoseada de momentos que parecem simultaneamente imediatos e remotos. As projeções proporcionam uma janela surreal e misteriosa para a mente e as memórias dos The Lumineers, manifestando visualmente a letra emocionante da canção. Realizado pela cineasta Anaïs LaRocca (Hundred Waters), “Same Old Song” estreia hoje.
OUVIR: “SAME OLD SONG”
VER O VÍDEO OFICIAL: “SAME OLD SONG”
EFETUAR A PRÉ-RESERVA DE ‘AUTOMATIC’
Após vinte anos de parceria musical, ‘Automatic’ encontra Jeremiah Fraites e Wesley Schultz a percorrer novas paisagens sónicas e temáticas com a sua coleção mais honesta e pessoal até agora. Ambos os elementos da banda, agora pais, abraçaram totalmente os desafios e recompensas da vida familiar, que mudam a vida e são pouco românticos. Quando se voltaram a reunir para compor, as canções que surgiram apresentavam uma nova vulnerabilidade dolorosa, um humor astuto e um reconhecimento ousado de uma necessidade: de amor, respeito e ligação num mundo cada vez mais caótico.
“As pessoas que acham que nos conhecem, vão fica surpreendidas”, afirma Jeremiah Fraites.
Inspirados pelo documentário de 2021 de Peter Jackson sobre os Beatles, ‘Get Back’, a banda, com a ajuda dos coprodutores David Baron e Simone Felice, instalou-se na ampla sala de gravação do Utopia Studio, em Woodstock. Foram montadas várias configurações – com dois conjuntos de baterias, três pianos diferentes e uma série de amplificadores, guitarras e microfones vocais – permitindo aos músicos a rotação e captação do máximo possível com um mínimo de atraso. O processo permitiu ainda aos The Lumineers interpretar os temas como um todo, permitindo à banda captar a apresentação crua e orgânica das novas faixas inspiradoras. Pela primeira vez num álbum dos The Lumineers, a banda é creditada como coprodutora ao lado de Felice e Baron, que também foram responsáveis pela engenharia e mistura, tal como aconteceu nos dois álbuns anteriores da banda.
Gravado em menos de um mês, o álbum, como afirma Schultz, parece “muito desta época”. Enquanto canções como a autoexplicativa “Asshole” e a espartana e irónica “Better Day” revelam uma intimidade arriscada e uma corrente de humor até agora inexplorada, ‘Automatic’ continua a ser o que os fãs de todo o mundo passaram a adorar nos The Lumineers – temas sombrios envoltos em melodias animadas e contagiantes, refrões sublimes destinados a serem cantados por dezenas de milhares de pessoas todas as noites na estrada e o que Fraites chama de “um sentimento palpável de ligação entre mim e o Wes. Há muito amor neste disco”.
Os The Lumineers vão apresentar ‘Automatic’ ao público com um alinhamento épico para 2025, que inclui participações em festivais de renome e uma digressão pela UE/Reino Unido, que terá início a 23 de abril em Viena, Áustria, e que passará posteriormente por arenas na Chéquia, Alemanha, Itália, Espanha, Portugal (2 de maio na Meo Arena – Lisboa), Luxemburgo, Dinamarca, Noruega, Países Baixos, Bélgica, França, Reino Unido e Irlanda até maio. As datas na América do Norte serão anunciadas em breve. Para obter informações completas e informações sobre os bilhetes, visite www.thelumineers.com/tour.
Fonte: houseoffun.pt