Sven Nykvist – O Culto da Luz Viva

2022 views

Assinala-se em 2022 o centenário do nascimento do consagrado diretor de fotografia sueco Sven Nykvist (1922-2006), cujos singulares métodos de trabalho foram profundamente influentes, primeiro na cinematografia nórdica, depois no cinema mundial.

Nykvist trabalhou com alguns dos mais influentes realizadores suecos, entre os quais Alf Sjöberg, Jörn Donner e Mai Zetterling, mas o seu reconhecimento internacional deveu-se sobretudo à intensa e cúmplice colaboração que manteve com Ingmar Bergman. Mais tarde, a partir dos anos 1970, Nykvist trabalhou sobretudo fora da Suécia, particularmente nos Estados Unidos, onde estabeleceu com Woody Allen (explícito admirador da cinematografia de Bergman) uma nova colaboração regular, tendo sido o primeiro europeu a integrar a American Society of Cinematographers.

Na Europa fez alguns dos seus melhores trabalhos pós-Bergman, tendo participado em filmes de Louis Malle, Roman Polanski, assim como no último filme de Andrei Tarkovski, todos incluídos neste Ciclo.

Até 31 janeiro 2022
Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema

Programação integral aqui

Fonte AgendaLx

 

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar