“Sr. Moedas” estreia no Teatro Aveirense

69 views
Espetáculo que conta a experiência de Carlos Moedas sobe ao palco no dia 26 de junho
A apresentação segue-se de uma conversa entre o ex-comissário europeu, o encenador e o público
Depois de se ter apresentado em diversos países europeus, o espetáculo que leva para cena o olhar de Carlos Moedas sobre a Europa chega ao palco do Teatro Aveirense, na próxima sexta-feira, dia 26 de junho. A peça será seguida de uma conversa entre o ex-comissário português, o encenador e o público presente, para debater o papel de Portugal no velho continente.

Num monólogo interpretado pela atriz Sara Ribeiro, que em palco se desdobra em múltiplas personagens, o espetáculo faz uma introspeção aos tempos de Carlos Moedas em Bruxelas, tendo como inspiração a própria visão do ex-comissário sobre a Europa e a sua experiência na Comissão Europeia. “Sr. Moedas” pretende, assim, levar à interrogação sobre as políticas Europeias atuais, numa altura em que as crises económicas e sanitárias, como a atual pandemia, a migração e conflitos políticos entre os 27 países provocam a incerteza e questionam a essência da União Europeia.

“Através da entrevista que realizámos ao comissário, tivemos acesso privilegiado às suas histórias, ideias e vivências, pelo que as transportámos para cena, transmitindo não só aspetos relativos à sua experiência profissional, mas também fazendo um retrato pessoal, abordando até a sua infância no Alentejo, o período de escola e a família”, explica João Garcia Miguel, autor e encenador do espetáculo.

Antes de chegar ao Teatro Aveirense, a peça passou por Lisboa, Holanda, Roménia, Itália e Letónia, integrando a iniciativa internacional “Comichão Europeia”: “Depois de toda a viagem que fizemos com esta produção, percebemos que era tão importante dar a conhecer a visão portuguesa face a Europa além-fronteiras, como promover o debate e questionamento entre os portugueses e é por isso que estamos a levar a peça mais longe, também fora das grandes cidades, porque a Europa é um assunto de todos”, acrescenta o encenador.

Em Aveiro, “Sr. Moedas” apresenta-se no âmbito da iniciativa Ciclo Europa, iniciativa do teatro da região que visa debater temas comunitários através da cultura e que contará também com a leitura encenada do texto “Canto da Europa”, de Jacinto Lucas Pires, dia 27, às 16h, seguida de uma conversa com o autor, aberta ao público e com moderação do encenador João Garcia Miguel. Os bilhetes para a peça custam 5 euros e podem ser adquiridos online, na TicketLine, ou na bilheteira do teatro.

Fonte: thesquare.pt
Ads

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar