“Spirou. Diário de um Ingénuo” Prémio Melhor Obra Estrangeira de BD Editada em Portugal

452 views

ÉMILE BRAVO vence Prémio de Banda Desenhada da Amadora

O autor francês, Émile Bravo acaba de ganhar o prémio de Melhor Obra Estrangeira de BD Editada em Portugal com “Spirou. Diário de um Ingénuo”, editado pela ASA o ano passado, anunciou esta tarde a organização do 34.º Festival Amadora BD.

Émile Bravo está em Portugal para participar no Festival Amadora BD onde decorreu, ontem, o lançamento do novo livro “Spirou – A Esperança Nunca Morre… terceira parte”, também editado pela ASA e que contou com apresentação de Alexandra Sousa, da Juvebedê.

ÉMILE BRAVO nasceu em 1964, em Paris, de pais espanhóis. Cresceu a ler todo o panteão da BD franco-belga (Astérix, Spirou, Tintin, Lucky Luke…) e cedo se sentiu ligado a esse universo. Segue no entanto estudo técnicos. Próximo de vários autores importantes da Editora L’Association, Émile Bravo distingue-se pelo grande respeito que nutre pela tradição e pelos cânones da BD de aventuras para jovens, nomeadamente pelos princípios da linha clara de Hergé, que contribui para reavivar. É aliás nesse contexto que publica em 2008 o incontornável Diário de Um Ingénuo, onde imagina as origens do famoso paquete de hotel criado por Rob-Vel 70 anos antes. Esta aventura narra as aventuras do jovem Spirou no dealbar da Segunda Guerra Mundial e cativou tanto o público como a crítica, não só pela frescura gráfica e narrativa mas também pela sua virulenta e muito pedagógica crítica à guerra. O álbum recebe inúmeros prémios e distinções e o autor decide dar-lhe continuidade em L’Espoir malgré Tout, mais de 300 páginas divididas por 4 álbuns que descrevem as aventuras de Spirou durante a ocupação nazi da Bélgica.

Os Prémios de Banda Desenhada da Amadora (PBDA) são uma iniciativa da Câmara Municipal da Amadora, no âmbito do Amadora BD que, desde 1990, distingue os autores de banda desenhada, portugueses e internacionais.

Fonte: LeYa

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar