Six Portraits of Pain

631 views

Six Portraits of Pain, de Teresa Villaverde, em competição
no festival de curtas-metragens de Oberhausen, na Alemanha

Six Portraits of Pain, de Teresa Villaverde, está seleccionado para a competição internacional do festival de curtas-metragens de Oberhausen (Internationale Kuzfilmtage Oberhausen/International Short Film Festival Oberhausen) – um dos mais antigos e conceituados festivais de curtas-metragens do mundo, sendo o único filme português em competição. A 66ª edição do festival acontece de 13 a 18 de maio, em versão online, e o filme de Teresa Villaverde é exibido nos dias 17 e 18 de Maio, marcando a sua estreia na Alemanha.

Six Portraits of Pain nasceu do desejo de António Pinho Vargas de dar corpo a seis ensaios poéticos de Gilles Deleuze, Espinoza, Thomas Bernhard, Manuel Gusmão, Paul Celan e Anna Akhmátova. A sinfonia criada – com o título subjetiva – foi o ponto de partida para Teresa Villaverde criar este documentário experimental metragem, uma “banda cinematográfica” de uma partitura musical.

Sobre o filme e sobre a relação do cinema com a música, Teresa Villaverde refere que “a música faz muitas vezes parte do cinema, mas o cinema não faz parte da música. A música só deve fazer parte do cinema quando o cinema precisa dela, quando lhe faz falta. A música não precisa das imagens do cinema, nunca. Música e cinema podem trabalhar em conjunto, de raiz, não será o caso aqui. Mesmo de olhos fisicamente abertos a música cega-nos, levando-nos para outros lugares que não pertencem nem ao mundo das imagens, nem das palavras. O trabalho que vou apresentar tem essa consciência, essa humildade, mas tem de saber ultrapassar essas dificuldades. É um trabalho quase de transe, uma apresentação de imagens cegas, vindas de um lugar de mistério”.

Em Portugal, o filme – produzido por Maria João Mayer (Maria & Mayer) e distribuído internacionalmente pela Portugal Film – foi apresentado, no ano passado, no CCB – Centro Cultural de Belém, acompanhado pela actuação da Orquestra Metropolitana de Lisboa e direcção musical de Pedro Amaral, bem como nos festivais Doclisboa, Caminhos do Cinema Português e, internacionalmente, estreou em Itália, no festival de Turim.

Programação completa do festival em www.kurzfilmtage.de/en/blog-festival-2020-en.

 

Six Portraits of Pain
Documentário, Experimental
2019, Portugal, 25’

Realização: Teresa Villaverde
Fotografia: Teresa Villaverde
Música: António Pinho Vargas
Montagem: Teresa Villaverde
Produção: Maria João Mayer | Maria & Mayer
Distribuição internacional: Portugal Film

 

Fonte: Speak.pt

 

Ads

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar